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A Totvs está fabricando dispositivos conectados à internet, como máquinas de pagamento eletrônico e sensores. Esses produtos, em conjunto com programas agregadores de dados, prometem dar informações aos pequenos varejistas, como o perfil de seus compradores, e permitir estratégias mais acertadas de vendas, algo que já vem sendo promovido por gigantes nacionais como GPA e Magazine Luiza.
A tecnologia de Internet das Coisas permite que dispositivos eletrônicos troquem informações pela internet, coletando informações e permitindo automatização de funções. No caso da estratégia da Totvs, a iniciativa está sendo tocada pela divisão Bematech, empresa focada em varejo comprada pela Totvs em 2015.
O mercado mirado pela Totvs com o conjunto de produtos de Internet das Coisas é composto por cerca de 10 milhões de micro e pequenas empresas do país que faturam até R$ 4,5 milhõespor ano.
Em 2017, a Totvs, que compete com empresas como a Linx no varejo, teve queda de 40,5% no lucro líquido, para R$ 96,4 milhões, com a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado recuando 15,4%, para R$ 303,5 milhões.
Apesar disso, a produtora de software empresarial e hardware conseguiu elevar em 34% a receita com software vendido sob assinatura, uma das frentes da iniciativa de Internet das Coisas promovida pela companhia, para R$ 308 milhões.
Jantsch afirmou que os negócios da Totvs no início deste ano estão sendo melhores que os registrados no final do ano passado do ponto de vista de atração de novos clientes, com o clima de negócios mostrando sinais de mais confiança. “Tradicionalmente tem muita abertura e fechamento de micro e pequenas empresas por ano, mas, por outro lado, estamos vendo os empreendedores mudando um pouco de perfil”, disse o executivo. “Eles estão cada vez mais qualificados…existe sim fechamento e inadimplência, mas a procura por soluções de gestão empresarial tem aumentado”, acrescentou Jantsch.
O executivo comentou que o investimento na estratégia de Internet das Coisas é de R$ 9 milhões. Do total, cerca de R$ 2 milhões foram usados no desenvolvimento de dispositivos como o terminal de vendas posGo, equipado com sistema operacional Android e que tem como parceiro de adquirência a Stone. A máquina vai competir com aparelhos de empresas como a Cielo e Jantsch. A Totvs está analisando outras adquirentes.