LEIA MAIS: O Lego da construção
Esta foi a primeira vez em sete trimestres que as vendas da Home Depot ficaram abaixo das expectativas. “O dado abaixo do esperado em termos de jardinagem foi significativo em relação ao que planejamos”, disse o presidente-executivo da empresa, Craig Menear, em uma teleconferência com analistas. Ele estava se referindo a produtos como fertilizantes e adubo, que respondem por 15% a 20% da receita, e sofreram um grande impacto no primeiro trimestre.
Em termos de rentabilidade para o ano, a companhia espera investir uma parte significativa de sua margem operacional de volta na melhoria de suas lojas, incrementando a experiência do cliente e fortalecendo sua cadeia de fornecimento, disse a diretora financeira Carol Tome, em uma entrevista.
As vendas nas lojas Home Depot abertas há mais de um ano subiram 4,2% no primeiro trimestre encerrado em 29 de abril, ficando abaixo da expectativa média dos analistas de um aumento de 5,4%, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
As vendas líquidas totais da empresa subiram 4,4%, para US$ 24,95 bilhões, no primeiro trimestre, mas ficaram aquém das expectativas, enquanto o lucro por ação superou as previsões.
Um inverno que se prolongou para março e abril em algumas partes dos Estados Unidos causou uma queda de 1,3% no tráfego de consumidores e forçou a Home Depot a lançar fortes descontos em diversos produtos sazonais.