LEIA MAIS: Receita do Twitter supera estimativas
A empresa disse que o trabalho que estava fazendo para limpar o Twitter ao eliminar contas automatizadas e spam teve algum impacto nas métricas de usuários no segundo trimestre, e que decidiu priorizar o ataque às contas suspeitas e reduzir o discurso de ódio e outros conteúdos abusivos em detrimento de projetos que poderiam atrair mais usuários.
A rede social, assim como o seu maior rival Facebook, vem enfrentando pressão de reguladores em vários países para eliminar discursos de ódio, conteúdo abusivo e desinformação, bem como proteger melhor os dados dos usuários e aumentar a transparência nos gastos com propaganda política.
A perspectiva para o número de usuários veio no momento em que o Twitter reportou receita acima do esperado graças à Copa do Mundo da Fifa, aos anúncios em vídeo e ao crescimento da receita publicitária internacional. O rede social também ganha receita com o licenciamento de seus dados.
O trimestre marcou a primeira vez que a receita no exterior contribuiu com a maioria das vendas de anúncios do Twitter.
A Copa do Mundo trouxe US$ 30 milhões de receita no trimestre. Mas o diretor financeiro da companhia, Ned Segal, disse a analistas que o evento esportivo, que se estendeu ao início do terceiro trimestre, gerou menos receita nas duas últimas semanas.
O Twitter elevou sua previsão de gastos de capital para 2018 e disse que as margens Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustadas no terceiro trimestre devem ficar abaixo das apuradas no segundo trimestre.
As ações do Twitter despencavam mais de 20%, para US$ 34,68 no pregão de hoje, marcando a maior queda em um dia desde 6 de outubro de 2016.
A receita do Twitter subiu 24% no segundo trimestre, para US$ 711 milhões, superando a estimativa média de US$ 696 milhões em pesquisas com analistas compilada pela Thomson Reuters.
Usuários ativos mensais caíram 1 milhão ante o período imediatamente anterior, para 335 milhões. Analistas previam ganho de 1 milhão de usuários, e os resultados podem elevar preocupações de que o Twitter não tem uma estratégia clara para consertar os problemas da plataforma e aumentar o uso e a receita juntos.
O lucro do Twitter no trimestre foi de US$ 100 milhões, com um acréscimo de US$ 42 milhões devido a um movimento da contabilidade fiscal.