Dell reavalia opção de IPO, afirmam fontes

24 de setembro de 2018

 

Getty Images

Antes, a enorme dívida da Dell desanimava acionistas a fazer o IPO

A Dell Technologies está estudando uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) depois de adiar essa opção no começo deste ano em favor da abertura de capital ao recomprar um tipo especial de ações de investidores, disseram fontes familiarizadas com o assunto. A Dell não quis comentar. Os preparativos para o IPO da Dell foram divulgados pela primeira vez pelo jornal norte-americano Wall Street Journal.

LEIA MAIS: Dell se prepara para reabrir capital sem IPO

As deliberações de IPO da Dell ocorrem quando vários fundos de hedge, incluindo Elliott Management Corp e Canyon Capital Advisors LLC, bem como o investidor Carl Icahn, resistem à oferta de US$ 21,7 bilhões em dinheiro e ações da Dell para recomprar suas ações ligadas à participação de 81% da Dell na empresa de software VMware Inc. A aquisição desses papéis resultaria na abertura de capital da Dell sem IPO. No entanto, os fundos de hedge disseram que a oferta da Dell os prejudica.

A Dell havia considerado um IPO no início deste ano como parte de uma revisão estratégica que também explorou a possibilidade de uma fusão reversa com a VMware. Em julho, a empresa decidiu contra o IPO devido a preocupações de que sua grande dívida assustasse os investidores do mercado de ações, informaram fontes na época.

Pelo acordo, a Dell não teria que levantar nenhum capital novo, porque pagaria pelo mesmo com a emissão de novas ações e com um dividendo de US$ 9 bilhões que receberia da VMware.

O recente desempenho financeiro da Dell encorajou a empresa de computadores de Round Rock, Texas, a considerar mais uma vez o IPO, de acordo com as fontes, que falaram sob condição de anonimato porque as deliberações são confidenciais.

A Dell está se preparando para entrevistar bancos de investimento nesta semana, disseram as fontes. A empresa também adiou um roadshow com investidores das tais ações que estava programado para esta semana até a semana seguinte, acrescentaram as fontes.