LEIA MAIS: Model 3, da Tesla, é o carro elétrico mais lucrativo
O anúncio marca o início do ataque da montadora alemã contra a norte-americana e a apresentação do utilitário esportivo (SUV) com 450 quilômetros de autonomia, faróis traseiros distintamente amplos e interior impecável com o qual a Mercedes espera atender clientes de luxo e millennials sedentos por tecnologia.
Os alemães estão agora introduzindo modelos para competir com a Tesla, conforme os consumidores começam a adotar carros elétricos em grande escala, impulsionados por regulamentações que tornam veículos movidos a combustão mais caros e carros elétricos cada vez mais baratos.
Questionado sobre a possibilidade de a montadora lançar mais modelos à medida que cresce o mercado elétrico, Zetsche disse que os 10 elétricos planejados já permitem que a Daimler atenda 60% de seu relevante mercado de carros elétricos.
A Tesla praticamente não tem concorrência até agora, o que permitiu que ela facilmente se tornasse pioneira e persuadisse os primeiros consumidores a adotarem veículos elétricos de uma marca desconhecida, sem histórico de qualidade ou concessionárias físicas para manutenção e suporte.
Zetsche disse que a Tesla será uma concorrente dos alemães no mercado de carros elétricos, mas que não considera nenhum dos três modelos atuais da norte-americana como um concorrente direto do EQC.
O executivo não informou quais serão os volumes iniciais de produção do novo carro, mas afirmou que o aumento da produção seria relativamente estável.