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A partir da inteligência de dados do uso do veículos e armazenados em nuvem, o portal RIO será um meio para oferta de 20 serviços que hoje são comprados individualmente, disse Cortes em entrevista por telefone. O leque pode incluir desde encomendas para troca de peças e revisão, até monitoramento de segurança e apólices de seguro sob medida.
A iniciativa reproduz iniciativas semelhantes desenvolvidas em regiões como a Europa e é pensada para fazer com que serviços de logística passem a ter uma parcela crescente nas receitas. “É uma mudança estratégica que nos tornará muito mais do que apenas uma fabricante de caminhões, para explorar o negócio rentável de serviços”, disse Cortes, que no entanto evitou fazer projeções de receita para o novo braço de negócios.
Progressivamente, a VW Caminhões e Ônibus vai estender o RIO. O produto será lançado no México, na Argentina e no Chile. O cardápio de serviços também deve crescer para englobar todo o mercado, em vez de apenas clientes da marca, à medida que os produtos incluam monitoramento de entregas em todos os modais logísticos, mesmo aviões e navios, além da contratação de fretes.
Na Europa, a VW Caminhões e Ônibus já tem um parceiro para plataforma de entregas e a empresa está procurando um para operar o mesmo serviço no Brasil, disse Cortes.