Testes, testes e mais testes: segredo para o crescimento viral

9 de janeiro de 2019

Em vez de copiar outras contas, procure as semelhanças no conteúdo que elas publicam para entender as regras que sustentam sua estratégia

O primeiro vídeo viral surgiu antes mesmo do Facebook ou do YouTube. Intitulado “badday.mpg”, era um clipe curto no qual um homem, bravo, batia o teclado em um monitor de computador. O vídeo rodou o mundo em 1997, passou pelas caixas de e-mail e acabou na TV, tudo antes de “viral” se tornar um conceito.

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Mas talvez a parte mais interessante da história seja que, embora o compartilhamento tenha sido orgânico, o vídeo não era caseiro. Longe de ser uma gravação casual, o vídeo na verdade era uma gravação promocional destinada a mostrar a tecnologia DVR para câmeras de segurança.

Em resumo, mesmo o primeiro vídeo viral do mundo não aconteceu por acaso. Havia uma intenção por trás disso.

Na galeria de fotos abaixo, estão algumas dicas que aprendi sobre a criação de conteúdo viral durante toda a minha carreira:

Teste antes de encontrar o seu formato

Eu experimentei isso em 2017. Começando com poucos seguidores, eu aumentei meu LinkedIn para 40.000 seguidores, e meu Instagram para 120.000, ao longo de apenas alguns meses. Ao todo, geramos mais de 100 milhões de visualizações nas minhas redes sociais.

Isso não foi por acaso. Foi um esforço intencional que me permitiu descobrir certos princípios, regras de ouro para gerar viralização. Não é uma fórmula exata, e você não pode produzir resultados 100% previsíveis. Mas há uma maneira de aprender o que funciona bastante.

Então, qual é o segredo? Testar. Se há algum componente essencial para o crescimento viral, pode ter certeza que é o teste. Nos meus perfis no LinkedIn e no Instagram, passei horas testando diferentes estilos de conteúdo, imagens, escrita e até mesmo quantidade de emojis que uso.

Mas além de saber o que funciona, você tem de entender por quê. Depois de testar e descobrir o que dava certo, trabalhei para determinar o motivo e o tipo de valor que meu público quer, o que me ajudou a tomar melhores decisões estratégicas.

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Se você quiser alcançar crescimento viral, teste até encontrar o que funciona. Então, precisará entender: com o que os seguidores reagem mais? E como você pode testar se sua teoria é correta?

Teste para descobrir a sua audiência

O teste é importante, mas não é a única ferramenta. Quando comecei a montar meu Instagram, tentei copiar as contas que seguia. Um dos meus favoritos foi @MenWithClass, que é uma grande conta de estilo. Eu os segui por um tempo e observei a mudança deles à medida em que cresciam. Assim, presumi que poderia usar os mesmos truques. Eu gastei muito dinheiro com roupas extravagantes e sessões de fotos caras e, em seguida, juntei as fotos com citações inspiradoras sobre negócios.

Os resultados foram péssimos. A mesma coisa que rendeu milhões de seguidores para @MenWithClass não teve nenhum efeito para mim. Por quê? Porque o nosso público é diferente, e eles olham para cada um de nós com um valor diferente. A @MenWithClass é uma marca de estilo, então, photoshoots com roupas extravagantes funcionam perfeitamente para eles. Mas meu público não quer isso de mim. Sou um empreendedor; eles querem que eu mostre a eles como ser um empreendedor.

Descobri que vídeos curtos de alta performance, com dicas sobre negócios e empreendedorismo, eram extremamente poderosos para o engajamento. Faz sentido: para um público que busca conselhos sobre empreendedorismo, os vídeos legendados em 30 segundos que apresentam lições de negócios em um formato de fácil entendimento chamam bastante atenção.

Em vez de copiar outras contas, procure as semelhanças no conteúdo que elas publicam para entender as regras que sustentam sua estratégia. Faça isso para várias contas que você acha que têm um público-alvo semelhante ao seu. Em seguida, crie um calendário de conteúdo que alterne entre essas estratégias e estilos de postagens.

Se eu tivesse que dar uma dica, diria para testar cada estratégia por cerca de uma semana antes de mudar para outra, assim, você consegue controlar as alterações de desempenho com base no dia da semana. Depois de vários testes de sete dias, avalie qual foi a estratégia de melhor desempenho e, mais importante, pergunte-se por quê. Em seguida, use qualquer informação que você tenha obtido com esses resultados para executar outra série de testes, dessa vez, com estratégias modeladas do que pareceu funcionar em seu primeiro teste.

Teste para se adaptar com mais facilidade

Por fim, é importante perceber que, independentemente das regras ou público-alvo, você não pode esperar que elas durem para sempre. No início da minha jornada no LinkedIn, o conteúdo narrativo contido em parágrafos de linha única sobre histórias de vida em geral e lições de negócios era super eficaz.

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Mas esse estilo de conteúdo se tornou tão comum que saturou a rede. Isso levou o LinkedIn a mudar seu algoritmo para limitar especificamente a exposição a esse tipo de história, com a rede chegando até a banir algumas de minhas postagens. Eu assisti meus números de caírem em 90% da noite para o dia.

Fiquei chocado, mas não deveria. A mudança é uma lei inevitável das mídias sociais e é algo que você deve esperar e planejar se quiser manter o tráfego viral por um período prolongado.

Não fique apenas ciente das alterações no algoritmo: planeje. Em breve, os ventos vão mudar e as regras que você viu crescer serão levadas por ele. Quando isso acontecer, comece a trabalhar. Teste e descubra sua nova forma de trabalho.

Trabalhos dos testes

A conclusão aqui é que, embora possa não haver uma “ciência” para o crescimento viral, existe um método.

Você pode descobrir e ajustar sua própria receita pessoal para se tornar viral. Para fazer isso, teste o tipo de conteúdo que está atraindo, pesquise para saber mais sobre seus seguidores e trabalhe constantemente para se adaptar às realidades ​​das mídias sociais.

A verdade é que esses são os mesmos princípios que regem todo o desenvolvimento de negócios e produtos. Nós os usamos o tempo todo na minha agência. O truque é os aplicar a tudo, incluindo sua conta no Instagram.