LEIA MAIS: Presidente da Tesla muda nome no Twitter para Elon Tusk
A nova versão marcou a terceira vez neste ano que a Tesla reduziu o preço do carro, que até recentemente era vendido a partir de US$ 42,9 mil. A versão tem velocidade máxima de 209 quilômetros por hora e pode ir de zero a 100 quilômetros por hora em 5,6 segundos, segundo a montadora.
A queda no preço do Model 3 pode acabar com preocupações de alguns analistas de que a demanda pelas versões mais caras do carro estava começando a secar nos Estados Unidos, especialmente depois que um subsídio federal foi cortado pela metade este ano.
“A Tesla quer aumentar a demanda”, disse Chaim Siegel, da Elazar Advisors. “Houve uma desaceleração nos EUA à medida que os subsídios caíram. Haverá mais crédito no final do ano, então eles estão tentando ser pró-ativos.”
Musk sempre afirmou que sua estratégia para a Tesla era montar carros de preço mais alto – os Model S e X – cujo sucesso acabaria por incentivar a companhia a produzir um modelo de massa, seguido por um SUV, o Model Y, que está atualmente em desenvolvimento. Mas os clientes que reservaram o Model 3 a esse preço mais baixo esperaram quase três anos desde que Musk prometeu isso pela primeira vez.
Uma estratégia de vendas apenas online, junto com outras mudanças, permitirá que os preços dos veículos caiam em cerca de 6%, em média, disse a Tesla. Nos próximos meses, a montadora vai fechar “muitas” de suas lojas, enquanto investe em sistema de serviços.
As vendas apenas online representam uma mudança dramática para a empresa, que se orgulha de suas lojas em formato de butique. Em junho de 2017, Musk se comprometeu a aumentar o número de lojas, dizendo que “mal tocaram na superfície” do que era possível.
No final do ano passado, a Tesla disse que tinha 378 lojas e centros de serviços.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr