- Atualmente, o app tem 500 mil mulheres graças ao foco nas mães;
- A empresária acredita que uma ideia deve ser alardeada, sem ter medo de que seja roubada.
Michelle Kennedy é a fundadora do Peanut, um aplicativo de rede social que conecta mães no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Austrália. Desde o lançamento, em fevereiro de 2017, o app, que tem sede em Londres, aumentou sua base de usuários para mais de 500 mil mulheres (e continua crescendo) – a maioria delas o acessa várias vezes ao dia.
A empreendedora atribui grande parte desse crescimento a seu foco nas mães, assim como ao conhecimento adquirido quando trabalhava nos aplicativos de encontros Badoo e Bumble. Mas, assim como é preciso uma rede de apoio para criar um filho, também é preciso uma equipe para desenvolver um negócio. E, ao procurar pessoal para contratar e investidores – como a Sound Ventures, empresa de capital de risco iniciada pelo ator Ashton Kutcher -, Michelle adotou a mesma abordagem.
1. Grite sua ideia por aí
“Eu vejo justamente o contrário nos empresários e fundadores dos tempos atuais – eles não querem dizer às pessoas o que estão fazendo, talvez por medo de ter sua ideia roubada”, diz ela. “Eu acho que essa é uma lógica muito falha.”
Michelle diz que disseminar seu propósito a colocou em contato com pessoas que foram cruciais para sua trajetória de crescimento. “Conversei com o maior número de pessoas possível. Velhos e novos amigos, e pedi a eles que contassem a outros amigos”, lembra. Ao fazer isso, ela conta que teve um feedback inestimável e se conectou às pessoas que hoje fazem parte de sua equipe principal.
2. Nunca peça desculpas por fazer o que você está fazendo
“É difícil entrar em uma sala e dizer às pessoas que você está criando um produto relacionado às mães”, diz Michelle.
Ela lembra de se preocupar com os julgamentos que o seu status de empresária poderia sugerir e de ter que se dissuadir internamente de pedir permissão para falar. “Eu estava muito nervosa com o que as pessoas pensariam de mim porque eu estava fazendo este produto. Eu tive que mudar isso.”
Especialistas encorajam mulheres empreendedoras, em particular, a passar mensagens sociais negativas do passado para serem assertivas e fazer o que é melhor para o negócio. “A questão do preço e do valor das empresas traz à tona muitas questões pessoais para as mulheres”, diz a investidora e empresária Ali Brown. “E um grande passo, contra anos de terapia, é apenas imaginar que você é realmente ousado e corajoso, e vai propor um acordo.”
A empreendedora de série Jen Groover, enquanto isso, sugere manter outras mulheres em mente, se tudo mais falhar. “Como as mulheres geralmente se sentem mais à vontade para pedir coisas em nome de outras pessoas, imagine que você está realmente solicitando algo para as meninas das próximas gerações.”
Michelle tem como objetivo melhorar a vida das mulheres, e ela acredita que o Peanut tem o poder de fazê-lo. “Quanto mais cedo você começa a acreditar nisso, mais as pessoas que ouvem você acreditarão também”, diz ela. “Se você se desculpar ou pedir desculpas pelo que está fazendo, você estará desistindo antes mesmo de começar.”