SÃO PAULO (Reuters) – A empresa de soluções logísticas VLI começou a transportar suas primeiras cargas com milho segunda safra deste ano, saindo do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), no Tocantins, por meio da ferrovia Norte-Sul, no Arco Norte.
O cereal será exportada para Ásia e Europa a partir do Terminal Portuário de São Luís (TPSL).
A VLI afirmou em nota nesta quinta-feira que utiliza três corredores logísticos para dar vazão ao fluxo de milho.
Além do Tramo-Norte da ferrovia Norte-Sul (FNS), a companhia é administradora dos corredores Centro-Sudeste e Centro-Leste da ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
“O crescimento da abrangência do sistema multimodal gerido pela VLI favorece o desenvolvimento da nova fronteira agrícola brasileira, ao oferecer possibilidades de captação e escoamento para as produções agrícolas da região Matopiba, formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia”, disse a empresa.
Imagens publicadas no Twitter nesta semana mostram que há cereal sendo armazenado à céu aberto em Mato Grosso, em área externa de instalações da Cargill, por exemplo, tamanho o volume da safra e a necessidade de escoamento.
(Por Nayara Figueiredo)