Uma viagem no mundo do single malt

25 de dezembro de 2015

Divulgação

Dizem que uma das últimas frases ditas pelo ator norte-americano Humphrey Bogart, imortalizado pelo filme Casablanca, antes de morrer foi: “Eu jamais deveria ter trocado o scotch por martínis.” Já o primeiro-ministro britânico Winston Churchill também costumava comentar que “a água não era boa para beber e, para torná-la palatável, adicionava uísque. Por esforço diligente, eu aprendi a gostar.” Sem papas na língua, o lendário ator hollywoodiano Errol Flynn, protagonista de longas como As Aventuras de Robin Hood (de 1938),
admitia que sua predileção era por mulheres jovens e uísques envelhecidos.

VEJA TAMBÉM: 14 lugares mais legais para conhecer em 2016

O destilado, como bem disse Vinicius de Moraes, tem se mostrado o melhor amigo do homem, o cachorro engarrafado. Ao longo da história e nos mais diferentes meios, o uísque tem estado presente nas obras de escritores como Rubem Fonseca, em cenas de filmes e séries como 007 (Skyfall) e House of Cards, em situações recorrentes do universo capitalista das fusões e aquisições e também nos ambiciosos projetos de fabricantes japoneses e indianos que, há décadas, tentam desbancar a Escócia, o berço da bebida, com suas criações. Muitas delas bem-sucedidas, é verdade, mas nenhuma autorizada a ser chamada de scotch.

RANKING: 50 melhores bares do mundo em 2015

Há mais regras e leis em torno da denominação do que se imagina. Para ser considerado um autêntico scotch whisky é mandatório que ele amadureça em barris de carvalho por pelo menos três anos em território escocês. Estima-se que, no momento, existam por volta de 20 milhões de barris amadurecendo em armazéns escoceses. Isso não significa, no entanto, que passado esse período, a bebida seja engarrafada. As destilarias mais premium aguardam um tempo muito maior antes de engarrafar suas bebidas e enviá-las ao mercado.

FORBES Brasil foi à Escócia conhecer um pouco mais dessa história. Veja na galeria de fotos:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação