Os dez vinis mais vendidos de 2015 nos Estados Unidos

26 de janeiro de 2016

Divulgação

As vendas de vinis cresceram 30% em 2015 nos Estados Unidos – foram 21 milhões de unidades vendidas. O disco “25″, de Adele, foi o mais comercializado, superando Taylor Swift, o de mais saída no primeiro semestre.

“25” vendeu 116.000 cópias em menos de dois meses, o que o tornou o vinil de venda mais rápida. O álbum também bateu o recorde de vendas em um ano desde que a Nielsen começou a calcular o ranking, em 1991.

Abaixo de Adele, aparece o disco “1989”, de Taylor Swift, que teve boas vendas durante 2015, apesar de ter sido lançado em 2014.

LEIA MAIS: Venda de vinil ultrapassa lucro de serviços digitais nos EUA

Observando os dois primeiros álbuns do topo da lista, pode parecer que apenas crianças e pessoas ligadas no rádio estão comprando vinil nos dias de hoje. Mas uma olhada no resto da lista mostra que ela não tem só popstars.

Imediatamente depois de Adele e Taylor, está “Dark Side Of The Moon”, do Pink Floyd, álbum originalmente lançado em 1973, frequentemente na lista Billboard 200 e que vendeu 50 mil LPs no ano passado. Os próximos dois álbuns do ranking — “Abbey Road”, dos Beatles, e “Kind Of Blue”, de Miles Davis — também são de décadas atrás e venderam perto de 50 mil cópias em 2015.

LEIA MAIS: Como as gravadoras estão se apoderando da multibilionária revolução digital

Quem, portanto, está comprando vinil? São as crianças que gostam de música pop, tocadas no rádio, ou as antigas gerações que vão às lojas de disco e compram LPs há anos? Ambos, além de outros perfis também, em menor quantidade. Muitos outros títulos que foram vendidos no último ano não entram em nenhuma das duas categorias.

Veja na galeria de fotos os 10 vinis mais vendidos nos EUA segundo a Nielsen Music:

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução