16 melhores livros para empreendedores decolarem em 2016

29 de fevereiro de 2016

 

O ano de 2016 já começou mas ainda há tempo para que você, como chefe ou funcionário, se aperfeiçoe e cresça, cada vez mais. Os livros, apesar de cada vez menos comuns, ainda são ferramentas para aqueles que buscam por ideias, aprendizados, pesquisas e muito mais.

VEJA MAIS: 10 maneiras de saber que você está no emprego certo

A FORBES selecionou, então, 16 obras que compilam estratégias, métodos e debatem amplamente questões sobre liderança criativa. Alguns deles ainda não foram lançados, nem mesmo nos Estados Unidos, mas além de estarem programados para chegar às lojas até o início de maio, podem incentivar – e muito – no aprendizado de mais uma língua no seu currículo. E se você já é expert na língua inglesa, praticá-la nunca é demais.

Veja todos eles (com título livremente traduzido) e um pouquinho sobre cada um na lista abaixo:

Habilidade Estratégica: Excelência em Mudanças Estratégicas (Stragility: Excelling at Strategic Changes), de Ellen R. Auster e Lisa Hillenbrand
Editora: University of Toronto Press
Lançamento: 31 de março

Um desafio comum para líderes criativos é conciliar o implemento do plano estratégico com o compromisso de permanecer ágil e flexível. Um professor de gestão estratégica da Universidade de York e ex-chefe de marketing da P&G criou um guia prático para adaptar sistemas e capacitar funcionários.

 

O que funciona: Igualdade de Gêneros e Design (What Works: Gender Equality by Design), de Iris Bohnet
Editora: Belknap Press
Lançamento: 8 de março

Apesar da crescente prioridade para o mundo dos negócios, há na sociedade atual uma necessidade de igualdade de gêneros e quebra de preconceito institucional, que sufoca mudanças significativas. Este livro se move além da diversidade de formação de indivíduos, mas oferece também a abordagem para melhoria de vida e de desempenho das organizações polarizadas.

 

Sob Uma Nova Gestão: Como Líderes de Organizações Têm Derrubado os Tradicionais (Under New Management: How Leading Organizations Are Upending Business as Usual), de David Burkus
Editora: Houghton Mifflin Harcourt
Lançamento: 15 de março

Desde a produção de e-mails até a celebração de parcerias, o autor produziu um valioso guia para líderes criativos. A chamada primordial é reinventar a gestão de negócios e o trabalho criativo baseando-se no conhecimento de “produção” do século 21.

 

Coragem: O Poder e a Paixão Pela Perseverança (Grit: The Power and Passion of Perseverance), de Angela Duckworth
Editora: Scribner
Lançamento: 3 de maio

O livro fala bastante sobre o que realmente impulsiona o sucesso. Mais importante do que talento ou sorte, a autora argumenta sobre a importantíssima mistura de persistência, foco, paixão e até mesmo coragem.

 

Super-chefes: Como Líderes Excepcionais Dominam o Fluxo de Talento (Superbosses: How Exceptional Leaders Master the Flow of Talent), de Sydney Finkelstein
Editora: Portfolio
Lançamento: 9 de fevereiro

Com base em mais de 200 entrevistas, o diretor do Centro de Liderança da Tuck School identifica como “super-chefes” aqueles que recrutam e inspiram equipes e organizações. O livro descreve uma série de práticas que, muitas vezes, vão contra os passos intuitivos, como a criação de grupos competitivos, continuidade com ex-funcionários, que constroem um melhor desempenho.

 

O Transtorno do Dilema (The Disruption Dilemma), de Joshua Gans
Editora: The MIT Press
Lançamento: 25 de março

O professor da Rotman School of Management fornece uma visão necessária e bastante inusitada sobre os negócios contemporâneos e como, apesar das perturbações, os líderes podem moldar suas estratégias atuais.

 

Originais: Como os Não Conformistas Movem o Mundo (Originals: How Non-Conformists Move the World), de Adam M. Grant
Editora: Penguin
Lançamento: 2 de fevereiro

O professor da The Wharton School escreveu um livro inspirador sobre empoderamento, criatividade e os efeitos que elas têm. Com muita pesquisa e uma porção de exemplos, ele oferece um relato útil e acessível de como reconhecer boas ideias, gerenciar o medo e a dúvida, superar o pensamento coletivo e realmente melhorar o mundo.

 

Revolucionando a Inovação: Usuários, Comunidades e Inovação (Revolutionizing Innovation: Users, Communities, and Open Innovation), de Dietmar Harhoff e Karim R. Lakhani
Editora: The MIT Press
Lançamento: 5 de fevereiro
Em meio a um crescente entusiasmo em torno do potencial de comunidades voltadas a inovação, o diretor do instituto Max Planck de Inovação e o professor da Harvard Business School se reuniram para apontar pontos empíricos e teóricos, econômicos e jurídicos que resultaram nas mais completas práticas de compreensão e de vanguarda de inovação.

 

Uma Cultura de Todos: Tornando-se uma Organização Deliberativa (An Everyone Culture: Becoming a Deliberately Developmental Organization), de Robert Kegan e Lisa Laskow Lahey
Editora: Harvard Business Review Press
Lançamento: 22 de março
Como “fracasso” e “perturbação”, “aprendizagem” foi tornada uma palavra bastante utilizada nos meios de liderança no mercado de trabalho. Dois pesquisadores de Harvard desenvolveram, então, um modelo que vai além dos programas de seleção de RH para a elaboração de uma cultura organizacional que alinha profundamente o crescimento individual e o desenvolvimento do projeto central das companhias.

 

Estratégias que funcionam: Selando as Falhas Entre Estratégias e Execuções (Strategy that Works: Closing the Gap BetweenStrategy and Execution), de Paul Leinwand e Cesare R. Mainardi

Editora: Harvard Business Review Press

Lançamento: 2 de fevereiro
Como as melhores empresas do mundo constantemente conectam, com êxito, a estratégia e execução? Os autores compartilham os resultados de suas pesquisas do mundo todo sobre a questão, começando com o desenvolvimento e o alinhamento das capacidades e, em seguida oferecendo cinco princípios fundamentais para a execução mais focada e eficaz.

 

As Indústrias do Futuro (The Industries of the Future), de Alec Ross
Editora: Simon & Schuster
Lançamento: 2 de fevereiro

Um inovador do pensamento de liderança e sênior do Adviser for Innovation da ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, lista suas experiências ao visitar startups em 41 países para identificar as próximas grandes ideias entre negócios, robótica, segurança cibernética, big data, genômica e tecnologias financeiras. Uma leitura essencial para líderes criativos que trabalham para se reinventar e aplicar isso em seus próprios negócios ou ajudar a construir novas companhias em meio ao cenário de mudança sócio-econômica mundial.

 

A Arte da Autenticidade (The Art of Authenticity), de Karissa Thacker
Editora: Wiley
Lançamento: 7 de março
Mesmo depois da autenticidade ter se tornado uma abordagem cada vez mais popular para uma melhor liderança, a compreensão do termo tem sido um pouco distorcida por simplificações. Neste livro, um psicólogo assume alguns problemas contemporâneos e põe a autenticidade contra a adaptabilidade e consciência. O resultado é um guia valioso de autenticidade na era digital.

 

Repensando Estratégia Para Indústrias Criativas: Inovação e Interação (Rethinking Strategy for Creative Industries: Innovation and Interaction), de Milan Todorovic com Ali Bakir
Editora: Routledge
Lançamento: 16 de março
Com base em uma intensa pesquisa e em análises originais, o estudioso da London Metropolitan University produziu um volume útil para líderes de rápida evolução em indústrias criativas. Com a prioridade de permitir uma melhor estratégia para o sucesso empresarial e para a inovação de tomada de decisões, Todorovic oferece princípios emergentes para modelagem de negócios sob contextos fluidos e interativos.

 

Como Ter um Bom Dia: Aproveite o Poder do Pensamento para Transformar Sua Vida no Ambiente de Trabalho (How to Have a Good Day: Harness the Power of Behavioral Thinking to Transform your Working Life), de Caroline Webb
Editora: Crown Business
Lançamento: 2 de fevereiro
O equilíbrio entre trabalho e a vida permeia discussões sobre o presente e o futuro destas duas áreas. O economista e ex-consultor de marketing da McKinsey se baseou em pesquisas das ciências sociais para oferecer ferramentas de conhecimento que lhe permitirão lutar contra o cansaço e, assim, retomar sua vida de trabalho de uma forma melhor. São sete práticas que, a partir do momento em que são estabelecidas, mantém a energia com a promessa de melhorar a qualidade de carreira e de vida.

 

A Geografia dos Gênios: Uma Busca Pelos Mais Criativos Lugares do Mundo da Atenas Antiga ao Vale do Silício (The Geography of Genius: A Search for the World’s Most Creative Places from Ancient Athens to Silicon Valley), de Eric Weiner
Editora: Simon & Schuster
Lançamento: 5 de janeiro
O autor retoma um guia informativo para lugares criativos que mais tem prosperado em todo o mundo, ao longo da história. A animada excursão foca em detalhes de extrema importância cultural e valoriza o florescimento de ideias.

 

A Próxima Vantagem Estratégica da China: Da Imitação à Inovação (China’s Next Strategic Advantage: From Imitation to Innovation), de George S. Yip e Bruce McKern

Editora: The MIT Press
Lançamento: 29 de abril
Dois veteranos acadêmicos da China Europe International Business School e da Universidade de Stanford oferecem uma pesquisa aprofundada sobre a transformação e a inovação que tem acontecido na China. Com uma análise original do caso, eles identificam dez principais capacidades de liderança e inovação que distinguem empresas chinesas e também propõem medidas e práticas que as multinacionais podem tomar para competir com sucesso no conhecimento e na tecnologia do ecossistema dinâmico chinês.