10 banqueiros mais ricos do mundo em 2016

9 de março de 2016

Getty Images

Joseph Safra é o banqueiro mais rico do mundo. Com um patrimônio avaliado em US$ 17,2 bilhões na lista de bilionários de FORBES deste ano, o libanês naturalizado brasileiro não tem apenas o tradicional Banco Safra: também é responsável pelo J. Safra Sarasin, na Suíça, e pelo Safra National Bank of New York, nos Estados Unidos.

BRASIL: 31 maiores bilionários brasileiros

Mikhail Fridman ocupa o segundo lugar graças ao conglomerado Alfa Group, que controla com os sócios German Khan e Alexei Kuzmichev (5º e 9º na lista, respectivamente). O Alfa Bank, criado em 1991, hoje é o maior da Rússia. Luis Carlos Sarmiento, maior bilionário da Colômbia, fecha o Top 3 com seu Grupo Alva, uma das maiores operadoras de crédito da América Latina.

RANKING GERAL: 70 maiores bilionários do mundo em 2016

A lista de maiores banqueiros compreende todos os bilionários que têm serviços financeiros e bancários como principal ou grande parte da renda, mesmo que por meio de investimentos. Casos de Petr Kellner, homem mais rico da República Tcheca, que detém mais de 90% da maior operadora de crédito do país, PPF, com negócios na Rússia e na China, ou do norte-americano George Kaiser, que, em 1991, comprou o Bank of Oklahoma e hoje detém o equivalente a US$ 1,9 bilhão em ativos do banco.

VEJA TAMBÉM: O maior bilionário de cada país

Veja na galeria de fotos os 10 maiores banqueiros do mundo em 2016:

Reprodução/FORBES
Getty Images
Reprodução/FORBES
Reprodução/FORBES
Getty Images
Reprodução/FORBES
arte
Reprodução/FORBES
Reprodução/FORBES
Getty Images