8 apps que ajudam na saúde materna em países emergentes

20 de abril de 2016

Chanceline, uma cidadã da República Democrática do Congo, está grávida de sete meses e caminha por quase três horas, em um caminho que prevê ainda mais duas. A viagem é em direção a sua consulta de pré-natal. São cerca de 30 km de distância, mas não há nenhum transporte público ou privado que faça este trajeto. É preciso ir a pé.

Em uma comunidade global, no entanto, qualidade de vida e saúde são luxos que vão muito além da necessidade, principalmente para as mães. As mães e mulheres grávidas de nações em desenvolvimento têm acesso precário aos cuidados básicos de saúde, assim como conforto e praticidade.

VEJA TAMBÉM: Filantropos e ativistas participam de fórum sobre a crise de refugiados

Muitas nações em desenvolvimento vivem em situações de saúde e qualidade de vida extremamente carentes. Algumas regiões passam por necessidades irreais de distância, custo, impacto e saúde.

A Organização Mundial de Saúde, então, reportou mais de 800 mulheres que diariamente não resistem à vida por causas relacionadas a má condição de nascimento ou gestação. Quase todas essas mulheres, cerca de 99%, moram em nações em desenvolvimento.

E MAIS: 30 pessoas que estão mudando o mundo em 2016

O uso de aplicativos pode se tornar uma via de comunicação essencial para o desenvolvimento de comunidades dessas áreas. Os dispositivos móveis são usados para melhorar a prática da saúde pública, a prestação de informações e facilitar a consulta, tudo através de celulares.

Veja oito aplicativos que estão revolucionando o cuidado nas nações em desenvolvimento:

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução