A maioria dos pedidos foi feita antes mesmo que o carro fosse revelado na noite de quinta-feira (31/03) para uma multidão em Hawthorne, Califórnia. Durante a apresentação, Elon Musk, CEO da Tesla, anunciou que, até aquele momento, 115 mil modelos já haviam sido reservados, número que pulou para 129 mil na mesma noite.
Isso significa um montante de US$ 129 milhões em depósitos durante a pré-venda, já que os compradores devem antecipar US$ 1.000 dos US$ 35 mil que o carro custa (valor inicial).
Durante o evento, Musk falou em sustentabilidade e dos altos níveis de CO² registrados em 2015, que poderiam ser amenizados com um carro elétrico como o que está sendo lançado pela Tesla. O Model S, avaliado pelos motoristas como um dos melhores modelos do mundo, foi a inspiração e o financiamento para o projeto do Model 3, graças ao entusiasmo dos compradores por novidades.
O novo modelo de cinco assentos vem com um computador de bordo cujo software será, provavelmente, pago. O porta-malas, segundo o CEO da montadora, pode abrigar até uma prancha de surfe.
O Model 3 promete características impressionantes. Em suas versões mais potentes, poderá superar os modelos sedã do M3 da BMW e o Classe C da Mercedes. É possível, ainda, que a Tesla lance um cabriolet, um pequeno SUV e até mesmo uma picape do Model 3.
De acordo com a consultoria norte-americana Cairn Energy, o Model 3 de 65 kwh é capaz de atingir uma velocidade de 96 km/h em 4.4 segundos e de rodar 365 km com uma hora de carga.
Ainda que venha numa carcaça considerada menos bonita que a de seus similares – o Model S e o Model X –, a tecnologia será o ponto forte do novo modelo.
Outra novidade são os 7.200 carregadores de baterias a serem instalados no mundo inteiro até o final de 2016. Para o próximo ano, serão mais 15.000 pontos de recarga em hotéis e locais similares.
Os clientes puderam reservar o veículo nas lojas da Tesla durante o dia, mas, para incrementar as vendas, a companhia disponibilizou formulários online antes da apresentação. Durante a tarde, as vendas foram abertas também para outros países.
Espera-se que o Model 3 seja o primeiro modelo de sucesso da companhia, ainda que só comece a ser produzido em 2017.
Futuro?
De acordo com a Cairn Energy, o modelo que provavelmente mais lucrará com vendas será o chinês BYDe6., que tem previsão de comercializar 86 mil unidades até 2017. Logo atrás vem o Leaf, da Nissan, com vendas previstas de 80 mil. Outras estimativas incluem incluem o iOniq, da Hyundai, e o i3, da BMW. As vendas do Model 3 alcançariam somente 12 mil compradores – número já desmentido pelas pré-vendas.
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Há três anos, a BMW declarou que a década de 2010 seria dedicada à produção de carros movidos a bateria, previsão que ainda não se concretizou.