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“A positividade de DeVos foi uma força constante e motivadora que inspirou muitos outros a fazerem mudanças significativas em suas próprias vidas e comunidades”, disse a família do bilionário em comunicado. “Ele era um líder visionário, criador, motivador e campeão para pessoas de todas as classes sociais.”
Ao contar para a FORBES sua história em 1991, DeVos reconheceu o fenômeno de marketing que ele e Van Andel criaram. “A Amway é mais do que apenas uma empresa, é um movimento para ajudar as pessoas a se ajudarem”, disse o bilionário. “Ninguém jamais viajou pela estrada percorrida por nós.”
Mas o negócio também enfrentou críticas por suas práticas de marketing multinível por décadas, com alguns comparando a Amway a esquemas de pirâmide que incentivam os vendedores mais a inscrever mais vendedores do que a vender mercadorias. O próprio DeVos derrubou essa ideia em 1975, dizendo à FORBES: “Essas empresas falsas e sem um produto final vendem apenas papel. Nós realmente vendemos uma mercadoria”.
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Por meio do escritório da família, RDV Corp., Richard DeVos adquiriu o Orlando Magic em 1991, além de vários outros investimentos, incluindo um resort nas Bahamas e uma arena esportiva na Flórida.
Um grande filantropo, DeVos e sua família doaram mais de US$ 1 bilhão para caridade, focando grande parte de seu apoio em serviços humanos, educação, saúde e artes. O bilionário também era ativo na política e foi presidente de finanças do Comitê Nacional Republicano e fez parte da comissão de Ronald Reagan para AIDS. Segundo o comunicado, ele teve os presidentes Ford, Clinton e os dois “Bushes” como amigos pessoais.