10 YouTubers Mais Bem Pagos de 2018

3 de dezembro de 2018

9. PewDiePie Ganhos: US$ 15,5 milhões O escândalo de racismo não deteve Felix Kjellberg: o gamer sueco que liderou a lista em 2015 e 2016 como o YouTuber mais seguido do mundo manteve o título, com 72,5 milhões. Apesar da reação negativa no ano passado, depois que ele incluiu imagens racistas em seus vídeos, os anunciantes estão de volta, gastando até US$ 450 mil pelas inserções em seus materiais.

Parcerias com marcas, coleções de roupas e milhões de fãs: o que antes era privilégio apenas de super atletas e celebridades de Hollywood, agora é parte da vida de Markiplier, um dos youtubers mais bem pagos do mundo, que arrecadou US$ 17,5 milhões no último ano.

LEIA TAMBÉM: Os 10 atores de TV mais bem pagos no mundo em 2018

O havaiano, cujo nome verdadeiro é Mark Fischbach, lançou seu canal no YouTube em 2012, quando era estudante de engenharia biomédica na Universidade de Cincinnati. Na época, ele estava passando por momentos difíceis: havia terminado com a namorada, tinha sido demitido do trabalho e sofria de um tumor da glândula supra-renal, descoberto por acaso durante uma cirurgia para retirada do apêndice.

“Aconteceu um monte de coisas que me deixaram sem rumo, como se eu não tivesse nenhum controle sobre a minha vida. Então eu tive que fazer alguma coisa”, conta Fischbach, 29 anos, que vive atualmente em Los Angeles. No início, ele gravava trechos de áudio como uma prática para uma potencial carreira em dublagem, mas logo encontrou audiência para os clipes onde aparecia jogando videogame, ao mesmo tempo em que fazia alguns comentários engraçados.

Você não acha que assistir alguém jogando PS4 é divertido? Os 22,4 milhões de inscritos no YouTube de Markiplier, responsáveis por 10 bilhões de visualizações dos vídeos, não concordam. De fato, Fischbach é um dos cinco jogadores mais famosos do ano. Os dez primeiros (todos homens) faturaram US$ 181,5 milhões no ano passado, um aumento de 43% em relação a 2017. Vale a pena jogar: comparados a outras categorias comuns do YouTube, como comédia ou brincadeiras mais elaboradas, os vídeos de jogos podem ser produzidos e editados rapidamente – alguns jogadores postam todos os dias. Mais postagens significa mais espectadores e mais dinheiro em anúncios. (A taxa atual, segundo levantou a FORBES, é de cerca de US$ 5 por 1 mil visualizações.)

O que também ajuda é o fato de que os jovens telespectadores que evitam a televisão em favor do YouTube são, em grande parte, loucos por videogames. “Há uns 15 anos, ser gamer não era algo legal. As pessoas não jogavam pra ser legais, elas jogavam por adorarem o jogo”, lembra David Huntzinger, agente de talentos digitais da Endeavor. “Agora podemos ter Drake tocando na [plataforma de streaming] Twitch e, ao mesmo tempo, jogar Fortnite. As crianças vivem e respiram isso.”

Como qualquer outro magnata, Fischbach está diversificando: em novembro, ele cofundou uma linha de roupas athleisure – mistura das palavras athletic + leisure, que designa uma moda mais casual, que pode tanto ser usada para a prática de exercícios quanto para uso geral – com Sean McLoughlin, mais conhecido como Jacksepticeye (o 8º colocado na lista, com ganhos de US$ 16 milhões). A coleção inclui camisetas de US$ 35 e suéteres de US$ 85. Os produtos esgotaram 48 horas após o lançamento.

Itens assinados, aliás, são responsáveis por um fluxo de receita cada vez mais importante para as celebridades digitais, a maioria com vinte e poucos anos. Cada um dos 10 do ranking tem sua própria linha de produtos, cujas vendas ajudaram no aumento de 43% das receitas de um ano para o outro. “Eu construí essa enorme comunidade e tenho feito muita gente rir”, diz Fischbach, que vê a Cloak, sua grife, como o primeiro passo para um império baseado em ativos mais tangíveis do que os uploads de vídeos. Por enquanto, porém, os clipes de jogos atuam como um multiplicador da força de Markiplier. Como qualquer homem de negócios experiente, ele está pensando no futuro. “Eu não vou poder fazer vídeos no YouTube para sempre. Eu preciso planejar a minha vida”, diz.

Para elaborar o ranking, FORBES usa como base estimativas de ganhos entre 1º de junho de 2017 à 1º de junho de 2018. O cálculo aproximado usa como referência dados do Captiv8, SocialBlade e Pollstar, bem como entrevistas com especialistas do setor.

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 10 youtubers mais bem pagos de 2018:

10. Logan Paul Ganhos: US$ 14,5 milhões Em janeiro de 2018, Logan, de 23 anos, o mais velho dos irmãos Paul, foi expulso do programa “Google Preferred” do YouTube, que oferece preços de anúncios favoráveis a canais populares, depois de ter divulgado um vídeo no Japão que mostrava um aparente suicídio por meio de enforcamento. Ele pediu desculpas, mas sua renda com vídeos e acordos de patrocínio sofreram um golpe. Os fãs, no entanto, tiveram grande importância para manter o negócio do YouTuber em pé.more
9. PewDiePie Ganhos: US$ 15,5 milhões O escândalo de racismo não deteve Felix Kjellberg: o gamer sueco que liderou a lista em 2015 e 2016 como o YouTuber mais seguido do mundo manteve o título, com 72,5 milhões. Apesar da reação negativa no ano passado, depois que ele incluiu imagens racistas em seus vídeos, os anunciantes estão de volta, gastando até US$ 450 mil pelas inserções em seus materiais.more
8. Jacksepticeye Ganhos: US$ 16 milhões Sean McLoughlin é o YouTuber mais popular da Irlanda graças aos seus comentários sobre videogames. Alguns palavrões não o impediram de entrar no mainstream: parceiro da Disney Digital Network fez um show para a Disney HD, está desenvolvendo um jogo para a plataforma de streaming Twitch e até já jogou “Deadpool” com o ator Ryan Reynolds.more
7. Vanoss Gaming Ganhos: US$ 17 milhões O famoso gamer canadense Evan Fong joga títulos populares como “Call of Duty” e “Assassin's Creed”. Ele está prestes a lançar uma carreira de hip hop, mas a música (até agora) não é tão lucrativa quanto o vício no sofá.more
6. Markiplier Ganhos: US$ 17,5 milhões O havaiano Markiplier, cujo nome real é Mark Fischbach, está em seu PS4 quase todos os dias. O gamer já fez tour pela América do Norte, assinou contratos e, com Jacksepticeye, lançou recentemente a grife Cloak.more
5. Jeffree Star Ganhos: US$ 18 milhões O famoso maquiador desde os tempos do MySpace se reinventou como magnata da beleza e cofundou a Jeffree Star Cosmetics, que vende anualmente cerca de US$ 100 milhões em batons, sombras e iluminadores todos os anos.more
4. DanTDM Ganhos: US$ 18,5 milhões Número 1 do ano passado, com US$ 16,5 milhões, Daniel Middleton, um jogador britânico especializado em Minecraft, está diante das câmeras há seis anos e acumula 20 milhões de seguidores. Faz turnês e possui uma linha de produtos que inclui mochilas, bonés, moletons e muito mais.more
3. Dude Perfect Ganhos: US$ 20 milhões A equipe esportiva de cinco homens é especializada em truques e ações que exigem agilidade, como lançar garrafas de água pela janela do segundo andar fazendo com que caiam de pé. Só esse número lhes rendeu 119 milhões de visualizações.more
2. Jake Paul Ganhos: US$ 21,5 milhões O irmão mais novo de Logan (o 10º da lista) recebeu um incremento financeiro considerável com merchandising e mais de 3,5 bilhões de visualizações de seus vídeos durante o período de apuração.more
1. Ryan ToysReview Ganhos: US$ 22 milhões Ryan é como qualquer outro garoto de 7 anos: ama Lego, trens, carros, a Disney e seus 17 milhões de seguidores, que lhe renderam 26 bilhões de visualizações. O mais recente lançamento do crítico dos brinquedos é uma linha de assinatura de bichos de pelúcia colecionáveis, que contam com vestuário e acessórios, vendidos no Walmart.more