Febre pelos saltos-pirâmide de Amina Muaddi vai muito além do Instagram
Giulianna Iodice
14 de junho de 2020
Getty Images
Amina Muaddi se especializou em Riviera del Brenta, o berço dos calçados na Itália
Uma coisa é certa: quando Amina Muaddi (romena filha de jordaniano) não está “desfilando” por Paris ou Milão, alguma mulher ao redor do globo está andando e calçando suas criações. Apesar da pouca idade (33), Amina deu bons passos na indústria: em 2013, aos 26 anos, a jovem cofundou a marca de sapatos italiana Oscar Tye. Em paralelo, firmou colaborações fixas com o designer Alexandre Vauthier.
Formada no Istituto Europeo di Design, Amina se especializou em Riviera del Brenta, o berço dos calçados na Itália – e nunca mais saiu desse caminho. Quando decidiu voar sozinha, em 2018, fez do seu nome a sua marca e criou um salto-assinatura, que tem base em formato de pirâmide, reconhecível de longe. Os modelos de sapatos, desenhados em Paris e fabricados na Itália, são batizados com nomes femininos, como Bianca e Lupita.
À venda nos principais e-commerces (como a Farfetch e Net-a-Porter) e lojas físicas, a marca construiu uma base global: muito devido ao Instagram (a conta pessoal da designer tem 414 mil seguidores; a profissional, 197 mil).
Entre as duas coleções passadas (outono-inverno 2018 e primavera-verão 2019), as vendas da marca cresceram 400%. Entre os feitos do último ano está o convite de Rihanna para Amina criar os sapatos da sua marca Savage X Fenty. Segundo a plataforma de buscas Lyst, sua sandália “Gilda” é a segunda mais procurada (entre outubro e novembro de 2019, as buscas cresceram 73%), perdendo apenas para um cinto clássico da Gucci. O feito mais recente é o lançamento de uma coleção cápsula com o Mytheresa.
Veja, na galeria de fotos abaixo, três modelos emblemáticos de Amina Muaddi:
Reportagem publicada na edição 76, lançada em abril de 2020