Maquiagens brasileiras

30 de novembro de 2014

Em 2008, o Brasil era o sexto maior mercado mundial de make-up (maquiagem) do mundo. Depois de cinco anos consecutivos de crescimento nas vendas da ordem de 14% ao ano, hoje somos o terceiro maior do planeta. O que mais vende? Em volume, esmalte e batom. Toda mulher, da classe A a E, tem uma batonzinho na bolsa e vários vidrinhos de esmalte em casa. E eles não são os únicos. “Em 2006, o segmento de lábios representava 34% do mercado de maquiagens. Hoje, ele responde por 25%”, explica Ricardo Patrocínio, vice-presidente de marketing da Avon. Não foram as vendas que caíram, foi o mercado que cresceu. E, com ele, os segmentos best-sellers de olhos (sua representatividade na categoria passou de 19,5% para 25,5%) e face (saltou de 14,4% para 22,3%). “Antigamente a mulher usava batom. Hoje, ela usa batom, máscara para cílios, sombra, delineador, base, pó dentre outros itens como primer. A maquiagem deixou de ser supérfluo para virar rotina”, observa o executivo.

Vários fatores puxaram a categoria para cima: aumento da renda do brasileiro, avanço da indústria nacional e a surpreendente enxurrada de marcas importadas no Brasil, muitas delas estreantes pela porta da Sephora, a Disneyworld das mulheres que já contabiliza 13 unidades entre São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Brasília. O desembarque da maior loja de cosméticos do mundo trouxe para cá uma infinidade de marcas premium e exclusivas em maquiagem como Smashbox, Make Up Forever, Nars, Urban Decay e Sephora Collection. Veja a seguir alguns cosméticos que estão fazendo muito sucesso no Brasil neste ano:

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