Como lidar com pessoas que abordam de maneira ruim

7 de maio de 2015

iStock

Atualmente, ter contatos é tudo. Sempre conhecemos alguém que conhece outra pessoa que pode nos ajudar, isso é chamado de networking. É muito importante ter um bom relacionamento com essas pessoas certas. O problema é quando a pessoa se aproxima do modo errado, mandando muito e-mails ou achando que tem intimidade para pedir favores logo de cara. Veja três dicas para lidar com pessoa tenta se aproximar de você da maneira errada:

Estabeleça regras básicas

É necessário colocar limites. Você não é obrigado a aceitar pessoas que você não conhece em redes sociais sem que elas se identifiquem. Na sua rede de relacionamentos, você deve ter pessoas que você pretende se relacionar, e não desconhecidos que você não tem interesse em falar com.

Não se sinta culpado por esse tipo de corte, você tem direito de estabelecer como gosta ou não de ser contatado.

Decida de você quer dar um feedback ou não

Cabe a você julgar se deve ou não dizer para a pessoa que o comportamento dela te incomodou. Vale considerar que tipo de relação a pessoa queria ter com você. Se for alguém que te admira e quer conselhos seus, seria bom avisa-la que ela nunca te agradeceu, por exemplo.

Também depende de quanto tempo esse relacionamento durar. Se alguém foi invasivo ao tentar contato, mas você provavelmente não a encontrará de novo, não gaste seu tempo com isso. Porém, se for alguém que trabalha com você, é bom desencorajar novas atitudes que te incomodem.

Compartilhe experiências ruins

Claro que você não precise acabar com a pessoa que combinou um encontro com você e acabou não aparecendo, mas contar a pessoas próximas sobre casos se pessoas ruins em criar networking pode ajuda-las. Ninguém quer ser conhecido por ter uma abordagem ruim e, se você comentar uma experiência ruim, outra pessoa pode aprender que não deve mandar cinco e-mails para alguém só porque ela demorou a responder.

Só tome cuidado para quem você fala. Se for um contato em comum, a informação pode chegar à pessoa. Uma boa forma de contar uma história ruim é tornando-a engraçada, especialmente para quem não tem experiência em construir networking.

Além disso, caso você ouça alguém que não é bom em abordar outras pessoas falando que tem um encontro e está nervoso, tente ajudar. Mostre como é estar do outro lado e que, desde que fique tranquilo e não seja invasivo, tudo dará certo.