Dassault festeja Falcon 7X no Brasil, em jantar comandado por Erick Jacquin

12 de agosto de 2015

José Gaspar

A Labace 2015, principal feira de aviação executiva do país, começou sua 12ª edição anual ontem (11) com um grande evento: a Dassault Falcon, uma das principais fabricantes de jato de luxo no mundo, trouxe o imponente modelo Falcon 7X, capaz de voar de São Paulo a Paris sem escalas, para exibição. Para a ocasião, promoveu um jantar, a bordo das aeronaves 7X e 2000S, comandado pelo chef francês Erick Jacquin, jurado da versão brasileira do programa “Masterchef Brasil”, exibido pela Band.

VEJA TAMBÉM: Dassault apresenta Falcon 5X em Bordeaux

Presente no evento, Jean Rosanvallon, presidente e CEO da Dassault Falcon, conta que o país é um grande mercado para a marca. “O Brasil tem uma forte cultura de aviação”, explica ele. “Nós vendemos o primeiro modelo no país em 1997, um Falcon 10. Desde então, há 50 Falcons em solo brasileiro.”

Dos 50, 15 são do modelo 7X, exibido no evento. A versão é cercada de números que impressionam. Com uma autonomia de 11.020 km, é possível voar de São Paulo a Paris ou de Fortaleza a Dubai, por exemplo, sem escalas. Três motores Pratt & Whitney Canada PW307A turbinam o modelo e o colocam em uma altitude certificada de mais de 15.500 m.

Mas não é só o desempenho que impressiona. Internamente, o jato tem uma cabine com quase 12 m de comprimento, 2,34 m de largura e de 1,88 m de altura. Além disso, o 7X é referência por sua tecnologia: é o primeiro jato executivo do mundo com controle de voo digital (Fly-by-Wire).

Economia é outro forte do modelo: consome de 15% a 30% menos que outros de sua categoria, o que pode representar uma economia de US$ 5 milhões em custos operacionais diretos em seis anos.

MAIS AVIAÇÃO: Rimowa lança réplica do primeiro avião de alumínio do mundo

Ao lado do carro-chefe da marca, o Falcon 8X, o modelo se encaixa bem no perfil do executivo brasileiro. “O Brasil é um país com muitos lugares de difícil acesso pelas vias convencionais, por isso, um jato como o Falcon permite chegar a mais locais”, explica Rodrigo Pessoa, diretor-sênior de vendas da marca na América Latina. Segundo ele, dois modelos do 8X, que voa de São Paulo a Moscou sem escalas, já foram vendidos no país e devem ser entregues no final de 2016.

Outro modelo exibido é o Falcon 2000S. Segunda a empresa, este pequeno jato representa o melhor custo-benefício do segmento. Sua autonomia de 6.200 km leva de São Paulo a Cabo Verde, por exemplo.

Uma maquete do 5X, apresentado na França em junho e que, segundo Pessoa, deverá fazer seu primeiro voo nos próximos meses, aumentou as expectativas em torno do modelo. “Ele colocará a aviação executiva em outro patamar”, afirma Rosanvallon. Além disso, o diretor de vendas conta ainda que já há possíveis compradores no Brasil.

Veja na galeria de fotos mais detalhes dos aviões Dassault Falcon e do jantar a bordo do 7X comandado pelo renomado chef francês Erick Jacquin:

José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar
José Gaspar