Resorts de inverno investem em cães de resgate para auxílio em esportes radicais

23 de novembro de 2015

Reprodução/Reddit

Homens não são os primeiros, nem os únicos, que amam estar em locais com neve. E, nos dias de hoje, eles têm a opção de ter a companhia daqueles que são considerados seus melhores amigos também para a prática de esportes radicais no frio: os cães. É cada vez maior o número de resorts frequentados por amantes de snowboard e esqui, entre outros, nas regiões mais geladas, que usam os chamados “Cães de Salvação”. Além da aventura, os hóspedes têm a companhia dos peludos, que acalentam e ajudam a salvar vidas.

CONHEÇA: 3 hotéis de luxo para conhecer no Alasca

Longe de ser uma prática recente, a técnica tem sido utilizada sem grande alarde. Mas, o aumento da frequência dos cães nos resorts tem aumentado também sua visibilidade.

Treinados para auxiliar no resgate, cães utilizam sua velocidade, agilidade na neve e olfato incrivelmente apurado na busca de vítimas de avalanches e/ou soterradas por qualquer outro motivo. A presença dos caninos tem sido crescente, e muito comum nas estâncias de esqui, principalmente as europeias. Neles, os especialistas encontraram a mais rápida alternativa já conhecida. Na mesma quantidade de tempo, os animais podem fazer o trabalho de 150 escavadores humanos profissionais.

VEJA TAMBÉM: Suécia tem a melhor vila para ver a aurora boreal

No histórico da montanha Loveland, no Colorado, EUA, por exemplo, os cães já foram responsáveis por conseguir dobrar a temperatura de esquiadores feridos. Em toda a história dos Estados Unidos, apenas um snowboarder sem transceptor (dispositivo que combina um transmissor e um receptor) de avalanches precisou ser resgatado por cães de patrulha. O fato aconteceu no Estado de Wyoming.

Veja na galeria de fotos um pouco mais da interação entre esportistas e cães de resgate:

Reprodução/FORBES
Reprodução/Valis
Reprodução/FORBES
Reprodução/FORBES
Reprodução
Reprodução/Reddit
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução