Em protesto, grupo altera mais de 600 espaços publicitários em Paris
Lucas Teixeira
1 de dezembro de 2015
Os vários líderes mundiais que chegaram a Paris para a Cúpula do Clima, promovida pela ONU, foram recebidos com centenas de paródias de cartazes publicitários. Neles, ativistas ironizam o que consideram interesses sociais indevidos. O grupo Brandalism, do Reino Unido, tomou mais de 600 espaços de propaganda em pontos de ônibus e esquinas ao redor da cidade. Os anúncios satíricos eram quase idênticos aos originais.
Os alvos da campanha incluem as empresas patrocinadoras da conferência, como Volkswagen, Air France e Exxon Mobil. Da mesma forma, vários representantes políticos, como o presidente dos EUA, Barack Obama, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel. De acordo com uma declaração do grupo que promoveu os falsos anúncios, eles buscam “destacar a forte ligação entre publicidade, o consumismo e a dependência de combustíveis fósseis e as alterações climáticas”.