Conheça a tecnologia por trás das atrações do Universal Studios Florida

10 de março de 2016

Getty Images

As milhões de pessoas que já visitaram as atrações do parque temático Universal Orlando Resort, certamente, passaram certo tempo se perguntando como todas as ilusões acontecem. Agora, muitos segredos são revelados no tour de tecnologia nos bastidores do famoso parque.

O tour acontece quando o parque é fechado, com as luzes ligadas e o acompanhamento do time criativo. Dessa forma, é possível ver o que realmente acontece e como a ingenuidade e a tecnologia de ponta são combinadas para transformar as máquinas industriais e ilusões em experiências mágicas e inesquecíveis para os visitantes.

VEJA TAMBÉM: Dubai tem planos de parque temático de US$ 2,8 bilhões

Primeiramente, os participantes do tour se sentam com o time criativo para receber algumas informações como, por exemplo, quando o Universal Studios Florida foi inaugurado em 1990, a atração principal era a “Kongfrontation”, na qual um King Kong mecânico de nove metros de altura segurava um dos trens “suspenso” no ar e o “jogava” no chão. A atração, que foi aclamada por inovar em tecnologia, na verdade usava tecnologia muito menos sofisticada do que a de um smartphone atual. Outra atração original, o simulador de movimento “Hanna Barbera World”, foi transformado em uma do Jimmy Neutron e, agora, no “Despicable Me Minion Mayhem”, um simulador 3D, todos com as mesmas bases de movimento.

O objetivo é usar tecnologia em qualquer forma para “transportar a pessoa para outro mundo”, disse Thierry Couo, vice-presidente criativo da Universal. Por exemplo: no espetáculo ao vivo em 3D “Terminator 2”, um motorista de motocicleta parece sair através da tela de um filme 3D para o palco real. “É tão imersivo que as pessoas sentem que elas estiveram em uma montanha-russa – eles de fato chamam a atração de ‘Terminator 3D Ride’”, afirmou Coup. “Quando as pessoas vem ao nosso parque, muitas delas perguntam ‘Como eles fizeram isso?’. É isso que nós queremos ouvir. Porém, no que eles se tornam mais espertos, nós precisamos estar sempre melhorando. Nós olhamos para tecnologias de ponta e inovadoras, porque desenvolver uma atração deste nível requer o uso de truques, técnicas e tecnologias que existem, e então levar isso ao próximo nível. Frequentemente, sistemas de produção que nós usamos para atrações ainda não estão disponíveis comercialmente. Nós trabalhamos com parceiros de tecnologia para olhar para o futuro e ver como nós iremos incorporar isso em nossas atrações, para imergir nossos visitantes de uma maneira que eles nunca sonharam.”

E MAIS: Como Thomas Tull usou uma fórmula secreta para reinventar Hollywood

Veja na galeria de fotos a tecnologia por trás das atrações do Universal Studios, em Orlando:

Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images