5 dicas de como dar a volta por cima segundo a campeã Rafaela Silva

9 de agosto de 2016

Getty Images

Ao se consolidar campeã olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, ontem (8), a judoca Rafaela Silva completou uma das maiores trajetórias de superação da história recente do esporte. Nascida na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a atleta começou a treinar aos oito anos, no Instituto Reação, montado pelo ex-judoca Flávio Canto.

VEJA MAIS: Quanto valem as medalhas de ouro da Olimpíada?

Rafaela já havia superado inúmeros obstáculos sociais quando, aos 19 anos, em 2011, ganhou medalha de prata no Campeonato Mundial de Judô, em Paris, e nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Seu maior desafio, no entanto, só seria enfrentado no ano seguinte.

E AINDA: EUA irá pagar US$ 25 mil a atletas que ganharem ouro

A judoca era uma das grandes apostas da delegação brasileira para a medalha de ouro. No entanto, no dia 30 de julho de 2012, foi eliminada na luta de estreia. O que se sucedeu foi uma enxurrada de críticas e ofensas criminosas. Rafaela entrou em depressão e quase largou o esporte. Para a sorte do esporte brasileiro, no entanto, deu a volta por cima e provou ao mundo que dedicação e perseverança são fundamentais para chegar ao sucesso.

Veja na galeria de fotos 5 dicas de superação inspiradas na judoca brasileira Rafaela Silva:

Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images
Getty Images