Marcelo Claure, da Shein, adquire participação na gestora eB Capital

11 de outubro de 2023

Marcelo Claure, o novo sócio da eB Capital: experiência como executivo e investidor Foto: LinkedIn / Arquivo pessoal

A gestora de recursos eB Capital, especializada em ativos alternativos, tem um novo sócio. É o empresário e investidor boliviano Marcelo Claure, chairman da Shein na América Latina e ex-CEO da divisão internacional do SoftBank. A eB Capital, que possui cerca de R$ 5 bilhões em recursos administrados, anunciou nesta quarta-feira (11) que Claure adquiriu uma participação “significativa” na empresa. O percentual e os valores não foram revelados.

Claure, que investe em empresas na América Latina e na Europa, será membro titular do comitê de investimentos e vice-chairman da eB Capital, que foi fundada por Eduardo Sirotsky Melzer, Luciana Antonini Ribeiro e Pedro Parente. A gestora investe principalmente em infraestrutura e em atividades com pegada ESG, e começou a atuar no setor imobiliário em sociedade com a JHSF.

Ao comunicar a associação, a eB Capital informou que “além de um investidor bem-sucedido, [Claure] tem grande experiência em liderar empresas globais” e que sua entrada “representa uma mudança de patamar significativo para a gestora, sendo bastante estratégica por ampliar suas teses de investimento, acesso ao capital global e incrementar a gestão de portfólio”. A entrada de Claure permitirá à gestora contar com um escritório em Nova York.

O executivo adquiriu a participação na gestora por meio de seu “family office”, o Claure Group, que possui cerca de US$ 4 bilhões em patrimônio e conta com investimentos do fundo soberano de Abu Dhabi, o Mubadala. Ele montou o “family office” após sua saída do SoftBank.

Ao justificar a associação à eB Capital, Claure declarou seu otimismo com o Brasil, “um país com enormes oportunidades à frente”, e que “irá se beneficiar muito economicamente por ser um dos maiores produtores de alimentos e commodities do mundo, com a matriz energética mais limpa e emergindo agora como uma potência verde”.