Reinvenção no Mercado de Ovos

Como visão de futuro e coragem foram os ingredientes da Mantiqueira Brasil para se tornar a marca número 1 de galinhas livres do mercado brasileiro

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Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira Brasil e parceiro da TOTVS há 11 anos

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O ditado “não adianta contar com o ovo antes que a galinha ponha” pode ser popular, mas não se aplica à trajetória de Leandro Pinto, fundador da Mantiqueira Brasil. Sem medo de trabalhar e ainda muito jovem, o mineiro de Itanhandu decidiu empreender mesmo sem ter um plano de negócios formal. Com a convicção de que “galinha bota ovo todo dia”, ele investiu tudo o que tinha e o que não tinha, e deu início à Mantiqueira Brasil, em 1987. 

Em 1997, após 10 anos de muito esforço e ousadia, Leandro deu um salto significativo ao investir em tecnologia e transformar a Mantiqueira Brasil na primeira granja  totalmente automatizada do país. Desde então, todo o processo, do recolhimento dos ovos até higienização, pesagem, classificação e embalagem, passou a ser feito  por máquinas. Essa automação garantiu não só eficiência e qualidade, mas também um nível de segurança alimentar sem precedentes, pois o consumidor é a primeira pessoa a tocar no ovo. 

Com investimentos contínuos em melhorias nos processos e na qualificação dos funcionários, a Mantiqueira Brasil tornou-se líder no segmento de avicultura de postura na América do Sul. Atualmente, a empresa conta com mais de 3.500 colaboradores e 16 fábricas, em seis estados. 

Atenta às demandas dos consumidores, a Mantiqueira Brasil oferece um portfólio diversificado de produtos. Um dos grandes avanços foi o lançamento da primeira marca de ovos de galinhas livres, a Happy Eggs®, que garante o bem-estar animal e a  segurança alimentar. “Nossas aves são felizes, vivem bem e não enfrentam estresses como frio ou calor. 

Com uma alimentação balanceada, colocam ovos de qualidade superior. Nosso objetivo é que os consumidores busquem Happy Eggs® no supermercado e, quando não encontrarem, não aceitem outro produto”, destaca Leandro. Para isso, em 2024, lançou a maior campanha de marketing da categoria em TV aberta e fechada, mídias digitais e ações em parceria com os supermercadistas. 

Além disso, a Mantiqueira Brasil inovou com o clube de assinaturas Mantiqueira em Casa, oferecendo planos variados para que os clientes e consumidores recebam ovos conforme necessidade de consumo diretamente em seu estabelecimento ou residência. 

Com uma paixão pela evolução, a Mantiqueira encontrou na TOTVS a parceira ideal em tecnologia para apoiar sua operação e planos de crescimento. 

“Somos parceiros da TOTVS há 11 anos. Não deixamos de faturar nenhum dia, e nenhuma nota fiscal deixou de ser emitida, graças ao suporte dos sistemas e plataformas da TOTVS”, afirma o fundador.

Com 37 anos de atuação, a Mantiqueira Brasil produz 4 bilhões de ovos anualmente, abastecendo tanto o mercado nacional quanto o internacional. 

O sucesso da empresa é a prova de que inovação, tecnologia e visão estratégica podem transformar um negócio, e que, no Brasil, empreendedores que acreditam no seu potencial podem alcançar resultados extraordinários. Uma prova de que o Brasil que faz, faz com TOTVS.

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