Nos dias de hoje, a maioria dos empregadores checa a presença de um candidato nas redes sociais antes de oficializar uma oferta de emprego. Isso significa que, ainda que alguém seja o candidato ideal e tenha atendido a todos os requisitos de determinada vaga, se os seus perfis online indicarem traços que o chefe em potencial não goste, as chances de conseguir o emprego podem ser bastante afetadas.
LEIA TAMBÉM: 7 tendências para as redes sociais em 2017
Por isso, é muito importante que, pelo menos durante o período de busca por um emprego, os perfis nas redes passem por uma revisão para que não passem impressões indesejadas. Obviamente, é importante que eles retratem a personalidade de seu dono – mas com as restrições apropriadas.
Veja na galeria de fotos 7 erros nas redes sociais que prejudicam a busca por emprego:
-
iStock Conteúdo com conotação sexual implícita
Não mostre sua nova tatuagem e uma parte do seu corpo que a maioria de nós normalmente nunca veria – pelo menos não agora!
-
iStock Posições ou imagens ofensivas
Alguém que visita o seu perfil no LinkedIn é capaz de ver em quais postagens você comentou e, se quiser, ler o que você escreveu. Certifique-se de que seus comentários no LinkedIn sejam educados e profissionais!
-
iStock Visões políticas ou religiosas extremistas
Não importa quão fortemente você se posicione em relação a uma questão, tenha em mente que seus comentários são públicos e o representam para o mundo. Se você gosta de discutir sobre política com seus amigos, faça isso de maneira offline por um tempo.
-
iStock Fotos ou discussões sobre atividades ilegais, mesmo em tom de brincadeira
Evite postar fotos de você mesmo em um estado alterado, por mais linda que a foto possa ser.
-
Anúncio publicitário -
iStock Imagens e atualizações que indiquem costume de beber e ir a festas
Não fique nostálgico e poste sobre as festas que você costumava ir enquanto estava na faculdade – ou no final de semana passado.
-
iStock Comentários ou postagens inflamadas
Preste atenção nos seus comentários em todas as redes sociais, pois as pessoas podem facilmente ser pegas em conversas infladas. Isso pode não importar para você, mas pode fazer muita diferença para alguém que esteja considerando contratá-lo.
-
iStock Escolha fotos adequadas para o perfil
Certifique-se de que as suas fotos de perfil em todas as redes sociais sejam profissionais. Preste atenção principalmente na foto do LinkedIn, que é o seu outdoor profissional.
Conteúdo com conotação sexual implícita
Não mostre sua nova tatuagem e uma parte do seu corpo que a maioria de nós normalmente nunca veria – pelo menos não agora!