Consumo de Freixenet cresce 60% no Brasil

25 de fevereiro de 2021
Divulgação

Cavas Freixenet: Os rótulos da linha Premium – Elyssia Gran Cuvée, Elyssia Pinot Noir e Reserva Real – são comparados aos melhores champanhes do mundo

A Henkell Freixenet anunciou em 2020, em plena pandemia, seu reposicionamento no Brasil, criou uma nova identidade visual do e-commerce, virou importador único e dobrou seu portfólio de 30 para 60 produtos comercializados, incorporando vinhos italianos e espanhóis de altíssima qualidade e inéditos no país. Com isso, as vendas dispararam e bateram a marca de 1,1 milhão de garrafas comercializadas no mercado nacional. Um crescimento de 60% frente a 2019 – o dobro da expectativa da empresa, que era de agressivos 30%.

Conhecida pela produção de Cava, espumante espanhol que utiliza as uvas Macabeo, Xarel·lo e Parellada, a Freixenet uniu-se em 2018 à alemã Henkell. Essa cooperação criou o líder mundial na produção de espumantes, permitindo que o grupo ampliasse seu leque de rótulos e alcançasse novos mercados e canais de distribuição.

“Para 2021, a ideia é continuar crescendo. Vamos seguir aumentando o nosso portfólio e investindo em diversos novos produtos. A ideia é subir de 60 para 100 no país. Para isso, estamos atentos às novas tendências mundiais do segmento, como produtos zero álcool e seltzers”, afirma Fabiano Ruiz, diretor-executivo da Henkell Freixenet no Brasil.

O target da empresa são especialmente mulheres, de 25 a 65 anos, do público A, que representam cerca de 80% do público consumidor. Os produtos mais vendidos são os clássicos Cordón Negro (brut) e Carta Nevada (semisseco). Outros grandes sucessos de vendas da companhia fazem parte da coleção Premium, como os rótulos Elyssia Gran Cuvée, Elyssia Pinot Noir e o Reserva Real, que podem ser comparados aos melhores champanhes do mundo.

Com 150 anos de história, a Freixenet está há 30 anos no Brasil – um mercado estratégico para a empresa, pois responde por 60% das vendas na América Latina. Por isso, os planos de expansão são arrojados. “Vivemos um momento incrível. Agora o nosso objetivo é consolidar a marca como líder em espumantes e vinhos espanhóis no país”, afirma
Ruiz. O executivo ressalta que, além de supermercados e empórios especializados, as vendas no e-commerce (www.freixenet.com.br) também estão em alta.

Os produtos da Henkell Freixenet estão presentes em mais de 150 países. Sua produção se espalha por países como Espanha, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Austrália, França e México, tanto com vinhos espumantes como vinhos tranquilos (que não contêm gás), comercializando mais de 100 milhões de garrafas de espumante por ano. Esses números colocam a empresa entre os dez maiores grupos vinícolas do mundo, com faturamento superior a 1 bilhão de euros.

* BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores