“E-Life”: um caminho sem volta

11 de novembro de 2021
Divulgação

Com mais de 40 anos de história, a Specialized mostrou o seu DNA inovador ao criar modelos de uso urbano

Retomar antigos hábitos, como ficar horas preso no trânsito ou usar o carro até para ir à padaria, não faz mais sentido para milhares de moradores da cidade. Em um compromisso sério com uma nova rotina, muitos estão encontrando na e-bike a combinação perfeita de liberdade e bem-estar. Os e-lifers adotaram o estilo de vida equilibrado, divertido e conectado proporcionado pela e-bike.

As bicicletas da linha Turbo Active da Specialized conquistaram até quem não era adepto da modalidade, oferecendo uma maneira confortável, ágil, prática e cheia de estilo de aliar transporte urbano e atividade física – tudo isso enquanto o ciclista aproveita o melhor que São Paulo (e outras cidades) tem a oferecer.

A evolução da bicicleta
A nova geração da Turbo Vado SL tem autonomia de até cinco horas de pedaladas e entrega até o dobro da potência gerada pelo ciclista. Com 14,9 kg, 40% mais leve que outras bicicletas assistidas, ela é perfeita para acompanhar a rotina do morador das grandes cidades, passando por corredores, escadas e elevadores. Essa e-bike dispõe de para-lamas dianteiro e traseiro, rack traseiro com capacidade para até 15 kg, lanternas dianteira e traseira integradas ao quadro e freios a disco hidráulicos, garantindo a segurança na frenagem mesmo em dias de chuva.

“Eu pratiquei mountain bike na adolescência, usava bicicleta dobrável e metrô no período que trabalhei em Nova York e, desde que voltei ao Brasil, me tornei adepta do ciclismo de estrada – mas sempre tive dificuldade de incorporar a bike na minha rotina em São Paulo”, confessa Alice Dias, chef de cozinha com passagens por restaurantes estrelados como Maní, Blue Hill at Stone Barns e A Casa do Porco. “As esportivas deixam a desejar no quesito praticidade – seja para carregar coisas, seja para transitar por espaços estreitos e ruas esburacadas. Já as urbanas tradicionais, normalmente, não correspondem nas questões peso e pilotagem.” explica a chefe. “A Turbo Vado SL me surpreendeu no sentido de combinar bem todas essas demandas e ainda me permitir deslocamentos mais longos, e com mais subidas, sem chegar suada e descabelada ao destino. Mudou a minha relação com o trânsito da cidade!”

Redescobrindo São Paulo sobre duas rodas

“Se você não pedalou uma Specialized Turbo, você não pedalou no século 21. Pedalar é tão divertido quanto era quando você aprendeu a andar de bicicleta”, diz Mike Sinyard, fundador da marca americana. E as inovações não param nas bicicletas, acústicas ou assistidas.

A marca também desenvolveu um aplicativo proprietário, o Specialized Ride App, em que é possível criar ou explorar rotas existentes, registrar equipamentos e acompanhar datas de manutenção, além de registrar os trajetos de bicicleta, com informações como tempo, distância percorrida, velocidade instantânea, média e máxima, ganho de altimetria e mapa do trajeto. No aplicativo, há três roteiros imperdíveis para enxergar São Paulo com outros olhos.

Rota Histórica de São Paulo
Roteiro do centro histórico de SP, incluindo Catedral Metropolitana, Bolsa de Valores, Mercado Público, Teatro Municipal, Pinacoteca e Copan, por ciclofaixas de lazer (domingos).
Característica: Histórica & Cultural
Distância: 16,6 km
Elevação: +114 m
Dificuldade: fácil
Tempo: 1,0 a 1,5 hora

Rota Cultural de São Paulo
Roteiro Cultural pelo Museu do Futebol, Beco do Batman, Instituto Tomie Ohtake, MIS, Monumento às Bandeiras, MAM, MAC e MASP. Rotas em ciclovia e ciclofaixa (Av. Brasil).
Característica: cultural
Distância: 20,6 km
Elevação: +207 m
Dificuldade: moderada
Tempo: 1,5 a 2,0 horas

Rota dos Parques de São Paulo
Rota pelos parques do Povo, Villa-Lobos e Ibirapuera, com ciclovias em sua totalidade e ciclofaixa de lazer na Av. Pedroso de Morais e Av. Brigadeiro Faria Lima aos domingos e feriados.
Característica: lazer
Distância: 43,5 km
Elevação: +197 m
Dificuldade: moderada
Tempo: 2,0 a 3,5 horas

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.