Como manter a criatividade que surge enquanto você está de férias

1 de outubro de 2014

Você já teve ideias extremamente boas e criativas quando estava de férias? Pensou em inovações enquanto corria em uma pista em San Diego, ou escreveu um dos seus melhores artigos em um café em Gênova? Parece que quanto mais longe vamos, mais criativo ficamos.

Há uma boa razão científica para estes momentos, que parecem ocorrer mais frequentemente quando viajamos ou passamos algum tempo longe do escritório. Como o pesquisador Gregory Berns da Universidade Emory aponta em seu livro, “Iconoclast”, “isso raramente ocorre em ambiente familiar.” Seu cérebro precisa conservar o máximo de energia possível para as tarefas mentais que tem carga mais pesada. E é por isso que, de acordo com Berns e outros neurocientistas, o cérebro gasta menos esforço num ambiente familiar. Simplificando, uma mudança de ambiente vai aumentar o poder criativo do seu cérebro.

É possível então que ao retornar para seu escritório, você se sinta menos feliz. Essa condição é chamada de “Post Labor Day Blues” ou apenas PLDB. É marcada por ansiedade, estresse, fadiga, dificuldade de concentração e uma queda na criatividade. Existem algumas soluções para isso.

Dê pequenas férias para seu cérebro: Seu cérebro precisa de férias. Precisa também de ambientes não familiares para fazer novas conexões e ver o mundo de uma maneira diferente. Isso não significa que você precisa viajar para ter férias. Experimente almoçar em lugares novos.

Adote a política de “Results Only Work Enviroment”: empresas que seguem este pensamento medem os resultados de seus funcionários enquanto dão a eles a liberdade de t5rabalhar onde eles quiserem e quando eles quiserem. Isso não funciona em todas as empresas, mas muitas conseguem criar um ambiente mais tranquilo e criativo.

Dê a sua equipe a oportunidade de aprender novas coisas: muitas empresas trazem experts em certas áreas, dando assim a oportunidade para os funcionários se afastarem de seus computadores por uma ou duas horas e aprender coisas novas.

Solte o orçamento para viagens: muitas companhias têm mania de cortar orçamento de viagens. Os chefes pensam que os funcionários se divertem demais com as viagens. Acontece que uma viagem é extremamente positiva para atiçar a criatividade.