É preciso entender o novo comportamento dos clientes para prosperar

1 de outubro de 2014

Seus clientes mudaram, e muito, e isso provavelmente aconteceu enquanto você não estava olhando. Para continuar indo bem com seu negócio, é necessário um ajuste a estas mudanças. Veja alguns lembretes sobre as vontades de seus clientes:

A mídia social tem poder sobre eles

Lembre-se de trabalhar com este poder ao seu lado, e não contra ele. Os clientes esperam que a empresa tenha uma forma de comunicação mais fácil e acessível.

Eles esperam que as empresas compartilhem suas responsabilidades

As empresas que estão prosperando hoje perceberam que aquilo que poderia ser considerada uma responsabilidade do cliente é, na verdade, uma grande oportunidade de levar algo para si mesmos.

Seus clientes exigem, sim, o direito de serem servidos

Eles estão pensando em comprar o tempo todo e exigem um nível alto de autonomia no momento da escolha e capacidade de aplicar seu próprio conhecimento.

Quais foram então as grandes mudanças no comportamento dos clientes? O bom serviço ao consumidor – aquele que constrói clientes fiéis e traz lucros sustentáveis – depende de saber e antecipar o que eles precisam. O serviço antecipado ao cliente pode ser feito por meios humanos, como um garçom que percebe sua sede e traz água antes de você pedir. Ou pode ser realizado por meios tecnológicos como um espaço que reserva sua passagem aérea para o próximo voo, se perceber que você vai perder sua conexão devido ao mau tempo.

De qualquer maneira, fornecer esse tipo de serviço e experiência ao cliente irá gerar lealdade e lucro. Além disso, é uma maneira transparente e mostra dedicação com as pessoas que estão preferindo seu produto.