Depois de discutir isso com dois colegas, Francesca Gino da Harvard Business School e Tiziana Casciaro na Universidade da Rotman School of Management de Toronto, as três decidiram realizar um estudo conjunto que testou a forma como as pessoas se sentiam quando faziam o que os professores chamavam de “networking instrumental”, onde você tenta fazer conexões com o objetivo de avançar a sua carreira.
O que eles descobriram: o networking instrumental faz as pessoas se sentirem sujas, literalmente. Elas pensam em tomar um banho ou escovar os dentes, a mesma forma como Kouchaki costumava se sentir. Eles descobriram outra coisa interessante sobre redes instrumental após a execução de uma pesquisa com advogados em um grande escritório de advocacia americano: as pessoas com maior poder, neste caso, os advogados seniores, sentiam-se menos sujo sobre networking profissional do que seus colegas mais jovens. “Houve uma enorme diferença entre as pessoas de diferentes idades”, disse Kouchaki.
Confiança ajuda. Essa é uma razão, para que esses advogados seniores não se sintam sujos quando o fazem networking profissional. Eles têm certeza de que podem oferecer serviços jurídicos de alto nível e que eles estão fazendo um favor para seu potencial cliente. Se você pode convencer-se de que tem algo de positivo para compartilhar, você não vai sentir que precisa para tomar uma ducha após um evento de networking.