Como a falta de foco no produto pode derrubar seu negócio

18 de dezembro de 2014

Muitos empresários apaixonados pelo que fazem lutam para adicionar cada vez mais e mais características em seus novos produtos e serviços, achando que isso pode tornar as coisas melhores. Na realidade, quanto mais coisa você tenta acrescentar mais confuso fica. Foco é a arte de limitar de maneira que as pessoas se sintam satisfeitas com aquilo.

O Youtube fez isso com seus vídeos, o Instagram fez com suas fotos e a Amazon fez com seus livros. Existem muitos fatores pelos quais um negócio sem foco está mais propenso a ter dificuldades com a concorrência, perder seu lugar no mercado e perder oportunidades. Um deles é que é praticamente impossível passar uma mensagem concisa e memorável se não foca em um assunto principal.

Outro ponto importante é tomar cuidado para não focar nos pontos errados. Isso pode ser tão destrutivo quanto a falta de foco. As vezes o mais importante em uma empresa não é o produto em si, mas sim o canal de distribuição ou o serviço ao consumidor.

Uma maneira simples de solucionar o problema: a estratégia deve ser simples. Escreva e se comunique sempre com sua equipe para que o objetivo fique claro para todos. Um teste rápido é ver se você consegue listar rapidamente as suas três prioridades e se todos os membros da equipe consegue fazer o mesmo.