No mês passado, eu escrevi uma matéria para FORBES sobre uma experiência ruim que eu tive em relação ao serviço ao consumidor em um hotel quando fui conduzir uma palestra para colegas e parceiros. No texto, eu não dei nome ao hotel, até mesmo porque o post não tinha como objetivo acusar o estabelecimento, mas sim de mostrar como um serviço ao cliente pode ser medíocre.
Achei que se os proprietários do hotel vissem a postagem, eles iriam ou ignorá-lo, ou ficariam extremamente bravos ou iriam tentar se defender. Para ser honesta, a última coisa que eu estava esperando era o pedido de desculpa mais elegante e autêntico que já recebi.
A melhor coisa que pode acontecer após alguém cometer um erro é um pedido sincero de desculpa. Ele soa como: “nós cometemos um erro e sentimos muito por isso. Aqui está tudo que estamos fazendo para arrumar o problema”. Este é o certo. Não é tentar negar, se defender ou culpar outras pessoas.
Pedir desculpa é um ato muito raro no mundo empresarial. Na carta, Hurlburt dizia que o meu feedback havia sido de extrema importante para eles e que a equipe responsável por serviço ao cliente havia feito uma reunião para discutir quais os pontos mais importantes que eles deveriam melhorar.