Como melhorar a convivência com o seu colega de trabalho

23 de fevereiro de 2015

Você costuma ter desavenças no trabalho? Discussões, resistências, comentários maldosos e até obstrução de projetos são atitudes frequentes no ambiente corporativo. Segundo uma pesquisa feita pela Fierc Inc., um em cada três trabalhadores discutem com os colegas, pelo menos, uma vez por mês. Se não fossem esses problemas de relacionamento, realizar as tarefas do cotidiano seria bem mais fácil.

O ponto é: você pode até ser um bom funcionário individualmente, mas os impasses gastam sua energia e prejudicam seu rendimento. Dessa forma, aprenda a transformar sua irritação em uma oportunidade.

A dica é pedir ajuda. Essa é a melhor forma de trazer seu colega complicado para trabalhar junto com você para conquistar um objetivo.

Em primeiro lugar, pergunte a si mesmo em qual aspecto você precisa de um auxílio e no que o seu colega é realmente bom. Além disso, seja claro em relação aos seus objetivos, ou seja, diga exatamente em qual projeto você está trabalhando e a razão pela qual você precisa de ajuda.

Seja honesto ao pedir um favor. Pense naquilo em que você genuinamente admira no seu colega e alinhe o pedido ao esse ponto forte.

Por último, peça favores realmente palpáveis e que não demandem muito tempo. Uma opinião ou até ajuda para escrever um email funcionam melhor do que pedir ajuda para uma grande crise ou para gerenciar uma equipe.