8 características de excelentes funcionários

18 de fevereiro de 2016

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Um recente estudo internacional entrevistou mais de 500 líderes empresariais ao redor do mundo e perguntou a cada um o que define bons funcionários. A intenção era saber o porquê de algumas pessoas serem mais bem-sucedidas do que outras, no mercado de trabalho. A resposta mais comum foi surpreendente: personalidade.

Cerca de 78% do líderes disseram que a personalidade define grande parte dos funcionários afastados, mais do que a cultura (53%) e até mesmo do que suas habilidades (39%). “Devemos tomar cuidado para não fazer do nosso intelecto nosso Deus; ele tem, é claro, músculos potentes, mas não tem personalidade”, como dizia Albert Einstein.

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A grande questão é que, quando se cita a “personalidade”, não se sabe ao certo a exata definição dela. Personalidade é um composto de preferências e tendências, pelo qual uma pessoa cria proximidade para com o mundo. Ser extrovertido ou introvertido, por exemplo, é uma importante característica da personalidade de alguém.

Além de abrigar inúmeras possibilidades de forma, a personalidade não necessariamente é estática. Mas é uma das coisas que se torna muito mais difícil mudar conforme os anos passam.

Personalidade é algo distinto do intelecto, mas os dois fatores correm juntos, inevitavelmente. Personalidade também é distinta da inteligência emocional, mas também não há indícios de separação entre elas. E é aí que, a maioria dos líderes, escolheu a palavra de forma completamente equivocada.

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No estudo, verificou-se que “personalidade” é algo completamente ligado às habilidades emocionais de uma pessoa. E, ao contrário da personalidade, é possível modelar e sempre aperfeiçoar a inteligência emocional de uma pessoa.

Funcionários excepcionais não possuem dados já premeditados por Deus, eles dependem das simples habilidades emocionais, que podem, diariamente, ser exercitadas. Já os líderes não precisam ir a desenfreada busca dessas habilidades. O dever deles, porém, é auxiliar sua equipe a usar a melhor parte de seus funcionários para tornar o seu negócio excepcional.

Basta considerar algumas habilidades emocionais que líderes e gestores rotulam como erradas dentre as características de personalidade. Além delas, outros fatores definem funcionários excepcionais. Confira na galeria de fotos abaixo:

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