Como se relacionar com um gênio no ambiente de trabalho

16 de março de 2017

iStock

Engana-se quem pensa que gênios são pessoas pertencentes a uma categoria de seres humanos especiais, que ocupam uma parcela significativa do dia estudando e trabalhando em um laboratório. É comum associá-los a um cientista da envergadura do físico alemão Albert Einstein (1879-1955). Porém, para o professor da FGV Management, Luciano Salamacha, especialista em gestão de pessoas e em neurociência aplicada aos negócios, o gênio é o profissional que tem um dom e uma facilidade para executar tarefas que exigem esforço de outras pessoas, mas que geralmente é “incompreendido”.

Entretanto, o indivíduo que tem uma capacidade acima da média apresenta dificuldades em áreas que não estão ligadas a sua especialidade, o que difere também do senso comum de associar o gênio a uma performance excepcional em tudo. Salamacha cita o jogador de futebol Neymar Jr., atacante do Barcelona e da Seleção Brasileira. O professor destaca a excepcional habilidade do brasileiro com a bola e sua atuação dentro de campo, mas ressalta as dificuldades do jogador em português e matemática.

Gênio é o profissional que tem um dom e uma facilidade para executar tarefas que exigem esforço de outras pessoas   

O professor aponta que as empresas podem ter em seu quadro funcionários um gênio que pode não ser compreendido e, por isso, acaba limitado pelas regras e pela dinâmica corporativa. “Isso acontece por causa de uma eventual cegueira temporal ou falta de preparo dos gestores em identificar uma pessoa fora de série e conceder-lhe espaço”, avalia o professor, relembrando que as pessoas com capacidade acima da média geralmente sofrem preconceitos dos colegas, pois não são compreendidas. 

LEIA MAIS: 5 dicas para ser um funcionário mais querido pelos colegas de trabalho

Diante dessa circunstância, Salamacha elaborou recomendações de como se relacionar e integrar positivamente o gênio à dinâmica e atividades da empresa.

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock