7 profissões que robôs inteligentes vão roubar de você

8 de maio de 2017

iStock

Se preparem: a revolução robótica vai causar a maior transformação na força de trabalho do mundo desde a revolução industrial. E existem sete profissões nas quais os robôs inteligentes estão de olho.

VEJA TAMBÉM: Toyota lança robô acompanhante com inteligência de uma criança de 5 anos

De acordo com estudos realizados recentemente, cerca de 80% dos norte-americanos acreditam que seus empregos “provavelmente” ou “definitivamente” vão continuar existindo em suas formas atuais dentro dos próximos 50 anos. O estudo indica ainda, por mais contraditório que pareça, que dois terços dos cidadãos dos Estados Unidos acreditam que os robôs realizarão a maioria dos trabalhos atualmente desempenhados por humanos. Ou seja, grande parte deles está excessivamente otimista sobre o futuro e a carreira. Mas é bom avisar que, dos trabalhos que estão previstos para serem mais rapidamente substituídos por robôs, não estão apenas os de nível básico ou os braçais.

Para ser ainda mais claro, a revolução robótica já está acontecendo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial, a automação por robôs será responsável por uma perda de mais de cinco milhões de empregos em 15 países desenvolvidos. Em um levantamento feito pela IDC FutureScape: Worldwide Robotics 2017 Predictions, os autores sugerem mudanças dramáticas na força de trabalho e na cultura durante inovações robóticas, incluindo novas leis, novos papéis – como, por exemplo, robôs assumindo a chefia de escritórios e novas maneiras de trabalhar ao lado dele, não apenas para os colegas humanos, mas também para os colegas robóticos.

LEIA MAIS: Robôs inspirados em baratas podem ser o futuro do resgate

Veja 7 profissões que os robôs inteligentes poderão substituir em breve:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock