5 maneiras de identificar o candidato perfeito para uma vaga

Contratações erradas causam prejuízos financeiros às empresas

São muitos os passos que devem ser seguidos antes da contratação do candidato ideal. Uma escolha errada pode gerar um alto impacto financeiro para a empresa. Um estudo conduzido pelo Center for American Progress descobriu que o custo de substituir alguém com um salário médio de US$ 30 mil (cerca de R$ 8 mil por mês) é de aproximadamente 16% do salário anual total, ou US$ 4,8 mil (R$ 15 mil). Este prejuízo salta para 20% quando os salários giram entre US$ 30 mil e US$ 50 mil por ano. Para os executivos com salário de três dígitos, o rombo é gigantesco: 213%.

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Para ajudar a escolher o candidato certo, listamos 5 pontos que devem ser considerados antes e durante uma entrevista:

  • 1. Garanta que os candidatos ouviram as instruções

    Você pode achar que encontrou o candidato perfeito porque ele têm boa capacidade técnica e potencial para ser um líder. Mas você contratar alguém que pode não estar na direção certa. Uma boa maneira de testar se o candidato é capaz de ouvir as instruções é perguntar questões específicas. Uma sugestão é pedir que o candidato escreva uma carta de interesse (cover letter) com diversos pontos-chaves. Outra é solicitar diversos itens no final da candidatura, como referências e exemplos de artigos – dessa forma, você está testando a compreensão de leitura.

  • 2. Escolha um candidato compatível com a descrição do cargo

    Os recrutadores não querem apenas encontrar o candidato perfeito, mas um que se encaixe com o valor do salário, que possa crescer, aprender rápido e que traga benefícios para sua equipe. O processo de contratação é longo e complexo e, com frequência, os responsáveis pela seleção devem passar por um bom número de pessoas até chegar ao candidato certo. Uma forma de simplificar isso é remover aqueles que não possuem o nível técnico ou a experiência necessária para a vaga.

  • 3. Enxergue além das habilidades técnicas

    Assim que você compilar uma lista pequena de candidatos, é hora de enxergar além do currículo e fazer pesquisas em torno deles. É possível fazer isso por meio das redes sociais, blogs ou portfólios publicados. Com isso, você consegue formar uma imagem e mapear pontos que podem trazer problemas para a empresa. O Linkedin também pode ajudar, pois lá os profissionais costumam deixar relatos mais aprofundados do que realizaram na trajetória profissional.

  • 4. Avalie as perguntas que os candidatos fazem

    Uma das melhores maneiras de testar se um candidato está realmente interessado na vaga é avaliar os tipos de questões que ele faz. Um bom sinal é quando ele pergunta questões específicas das funções do cargo para o qual estão concorrendo. Perguntas de alto nível também mostram se um candidato tem habilidade em ouvir, se fez uma pesquisa prévia sobre a empresa e se julga importante o impacto que pode trazer ao time.

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  • 5. Peça sempre referências

    Na maioria das vezes, os recrutadores vão pedir para entrar em contato com pessoas que sirvam como referência. Outras vezes, não. Isso é um erro grave. Mesmo que você acredite que um candidato é perfeito para a vaga, conversar com outras empresas e profissionais que tenham trabalhado com ele é uma maneira de reafirmar uma boa escolha.

1. Garanta que os candidatos ouviram as instruções

Você pode achar que encontrou o candidato perfeito porque ele têm boa capacidade técnica e potencial para ser um líder. Mas você contratar alguém que pode não estar na direção certa. Uma boa maneira de testar se o candidato é capaz de ouvir as instruções é perguntar questões específicas. Uma sugestão é pedir que o candidato escreva uma carta de interesse (cover letter) com diversos pontos-chaves. Outra é solicitar diversos itens no final da candidatura, como referências e exemplos de artigos – dessa forma, você está testando a compreensão de leitura.


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