6 dicas para melhorar a sua reputação

8 de junho de 2017

(iStock)

O escritor e poeta norte-americano Henry Thoreau diz que “o que um homem pensa sobre ele mesmo determina, ou indica, o seu destino”. Na verdade, a visão de uma pessoa sobre ela mesma costuma ser equivocada, especialmente quando comparada ao que as outras pessoas pensam dela.

De fato, ainda que a definição de talento tenha mudado ao longo dos séculos e não mais corresponda a títulos e conhecimento formais, mas à inteligência no geral, potencial de aprendizagem e habilidade com pessoas, o fato é que a carreira e o sucesso de alguém dependem da visão que os outros têm dele. Em outras palavras: a reputação é muito importante.

LEIA TAMBÉM: 6 sinais de que suas relações de trabalho não estão indo bem

Ainda assim, a maioria das pessoas é negligente em relação a sua notoriedade. Exemplos disso são o comportamento online descuidado, que inclui exagero e superexposição nas redes sociais, e a ignorância em relação à privacidade do que é publicado. Muita gente parece não entender que as fotos postadas ficam disponíveis para quem quiser ver – incluindo recrutadores, chefes e potenciais parceiros românticos.

No entanto, a reputação da maioria das pessoas ainda é determinada principalmente por suas ações offline. De performances profissionais importantes – como entrevistas de emprego, apresentações a clientes e grandes projetos de trabalho – a questões do dia a dia – como o modo de trabalhar, relaxar e interagir com os outros – são ações que formam a reputação, que é o modelo da personalidade de alguém que os outros usam para entender seus hábitos.

MAIS DICAS: Por que a sua organização precisa que você fique atento ao seu ego

Quando estes “outros” são indivíduos com poder e influência suficientes para afetar o futuro de alguém, é quase irrelevante se eles estão certos sobre o que pensam de nós. Isso pode funcionar a nosso favor, quando eles têm uma impressão além do que realmente somos; ou contra nós, quando nosso talento é subestimado. Ainda assim, o homem tende a analisar a validade das opiniões dos outros sobre ele com base na similaridade com as suas próprias opiniões, como se a sua visão fosse o parâmetro da sua reputação. Essa abordagem egocêntrica para entender quem somos é uma tentativa inconsciente de manter um conceito positivo de nós mesmos, com o prejuízo de perder a correspondência com a realidade. Isso leva a visões narcisistas e iludidas.

Veja, na galeria de fotos, seis coisas difíceis que você precisa entender sobre a sua reputação:

(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)
(iStock)