Como manter a imunidade mental e criar resiliência

26 de março de 2018

Imunidade mental é não ter a capacidade de resistir ou recusar pensamentos negativos (iStock)

A imunidade mental é a base para a resiliência emocional. Da mesma forma que uma gripe pode piorar a saúde de alguém que já está debilitado, um simples contratempo ou pensamento negativo pode fazer o mesmo para quem não está “mentalmente imune”. A imunidade mental é o que acontece quando condicionamos nossas mentes a não só esperar os pensamentos relacionados ao medo ou aos desafios externos, mas a tolerá-los quando surgirem. É mudar o objetivo de evitar a dor para criar significados na vida, reconhecendo que o sofrimento fará, inevitavelmente, parte da jornada.

LEIA MAIS: 10 melhores aplicativos de meditação e mindfulness

Imunidade mental é não ter a capacidade de resistir ou recusar pensamentos negativos, é estar apto a observá-los sem agir ou, automaticamente, acreditar que eles representam a realidade.

Quando temos esse tipo de imunidade, conseguimos nos tornar observadores dos nossos próprios pensamentos e sentimentos. Podemos identificar o que precisamos, o que não queremos e o que realmente importa. Ao longo do processo de reintegração, ou de não-resistência, nos tornamos mais capazes de tolerar as ideias que assustam. Quanto menos reagimos a elas, mais aprendemos.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 7 maneiras de se tornar imune mentalmente e criar resiliência emocional:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock