Valor dos salários com maior demanda no Brasil

5 de março de 2018
iStock

Pesquisa aponta que as empresas vão retomar as contratações em 2018, em meio a um cenário no qual muitos profissionais estão considerando mudar de emprego. (iStock)

A empresa global de recrutamento Hays divulgou na última sexta-feira (2) a “Análise de Tendência & Salários do Brasil 2018”, um levantamento sobre a situação do mercado de trabalho no país depois de dois anos de recessão econômica. O estudo foi realizado por meio de entrevistas com 2.500 profissionais e 250 gestores de recursos humanos das empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e de Campinas (SP).

LEIA MAIS: Quanto ganha um CEO no Brasil

De acordo com a pesquisa, o mercado de trabalho sentiu os efeitos da crise econômica, mas está em sintonia com a perspectiva de retomada da atividade econômica em 2018. 60% das empresas entrevistadas demitiram em 2016 e 2017, mas 87% delas pretendem contratar em 2018, com destaque para as companhias do setor manufatureiro (23,56%), de minério e energia (15,38%) e de varejo e consumo (13,46%).

O levantamento também aponta a dificuldade das empresas em reter seus funcionários, já que metade dos profissionais entrevistados consideram mudar de emprego neste ano. Desses, 47% apontam salários abaixo de suas responsabilidades como um dos fatores para a mudança, enquanto 58% consideram uma eventual troca por causa de ausência de promoção ou de aumento salarial no ano passado.

VEJA TAMBÉM: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online

O estudo informa, ainda, quais são, atualmente, os cargos mais procurados pelos recrutadores em alguns setores da economia.

Veja, na galeria de fotos a seguir, algumas das posições com maior demanda nos dias de hoje em nove áreas e os salários mensais mais praticados em cada uma delas:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock