5 características fundamentais de CEOs transformadores

26 de abril de 2018

Atualmente, transformação é uma palavra-chave para a maioria das empresas. Em um ambiente de rápida movimentação, caracterizado pela digitalização, as organizações enfrentam ameaças que surgem com cada vez mais velocidade, e de uma ampla gama de concorrentes. Nesse cenário, algumas empresas precisam transformar suas companhias para permanecer no topo, enquanto outras enfrentam um declínio no desempenho e precisam de medidas drásticas para se adequar. Em ambos os casos, as transformações são extremamente difíceis de serem executadas. Apenas cerca de 30% dos esforços em larga escala são bem-sucedidos. Não surpreende o cargo de CEO estar mais exigente do que nunca.

VEJA TAMBÉM: Apenas 3% dos cargos de CEO são ocupados por mulheres, afirma estudo

Alguns CEOs conseguem transformar suas empresas, ao oferecer uma reinicialização fundamental, que muda a direção da organização e melhora drasticamente o desempenho operacional e financeiro. Esses líderes parecem ter o dom de tirar leite de pedra.

Com base em uma análise recente da BCG sobre grandes empresas dos EUA de 2004 a 2016, e a experiência com mais de 750 jornadas de transformação em todos os setores a nível global, foram identificadas cinco características fundamentais de CEOs que conseguem transformar suas empresas.

Veja na galeria de fotos abaixo: