Como melhorar a atuação e manter a qualidade

25 de junho de 2018

Muito tem se falado sobre a importância da agilidade organizacional. A McKinsey and Company publicou recentemente um artigo no qual foi constatado que apenas 22% das unidades de desempenho alcançaram o nível de agilidade desejado. A maioria das organizações tem visto aumentos significativos na concorrência, nas expectativas dos clientes e em novas tecnologias que exigem uma rápida mudança de postura.

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A peça fundamental para aumentar a agilidade de uma organização é a liderança. Logo, ajudar líderes a desenvolver habilidades organizacionais que melhorem a velocidade de desempenho é a chave para o crescimento da produtividade.

Líderes com a capacidade de tomar ações rápidas não apenas ajudam na agilidade da empresa, mas também são muito mais eficientes (dos 25% mais ágeis, 83% são considerados eficazes em geral) e mais propensos a obter um excelente ranking de desempenho (74% são classificados como acima ou muito acima das expectativas), e seus subordinados diretos são mais engajados. Zenger Folkman observa que os bons líderes também têm maior probabilidade de obter sucesso na vida pessoal.

Recentemente, após apresentar essas informações a um grupo, um líder declarou corajosamente: “Não posso ir mais rápido. Já trabalho 60 horas por semana, raramente faço uma pausa, tenho reuniões o dia todo e leio e-mails a noite toda. Estou exausto”. É importante entender que atividade frenética não significa velocidade. A primeira raramente ajuda a organização a se mover mais rápido. Na verdade, um líder que produz freneticamente encoraja o mesmo comportamento em seus subordinados diretos, o que simplesmente deixa todos nervosos, aborrecidos e infelizes.

Veja na galeria de fotos abaixo como os líderes podem ser mais velozes, mas manter a qualidade no desempenho das atividades.