4 formas de reconhecer a relevância do seu trabalho

11 de setembro de 2018

A avaliação The Six Dominant Action Styles (Os Seis Estilos de Ação Dominantes, em tradução livre) é baseada em mais de 5 anos de pesquisas do trabalho de coaching e treinamento com milhares de profissionais em todo o mundo, e tem como objetivo ajudar as pessoas a reconhecerem sua forma preferida e dominante na busca e realização de metas na vida e no trabalho. O teste foi desenvolvido expressamente para ajudar os profissionais a entenderem seu estilo inerente e natural à ação, para que possam contemplá-los mais plenamente.

VEJA TAMBÉM: 4 maneiras de promover o bem-estar no local de trabalho

O principal benefício em reconhecer o estilo de ação dominante é que, ao fazê-lo, as pessoas são mais capazes de apreciar a si mesmas e suas diferenças e adotar esse contraste para apoiar aquilo no qual tem interesse. Ao encontrar um trabalho e ambiente que permite alavancar totalmente o estilo, é possível experimentar mais alegria, recompensa e engajamento – e também significado e propósito – na carreira.

Além disso, quando o profissional se conscientiza de como o seu estilo não é apreciado ou respeitado no trabalho, ele adquire mais poder de escolha sobre o que fazer a respeito disso – porque é extremamente doloroso e desmoralizante quando a verdadeira e autêntica personalidade tem que ser suprimida para alcançar o sucesso.

Como exemplo disso, acompanhe o caso de um vice-presidente corporativo em uma empresa de marketing direto: a equipe de gerenciamento, incluindo todos os vice-presidentes, foi levada para um local externo para a realização do teste Myers-Briggs e, em seguida, discutir as descobertas e suas implicações. Os resultados deste executivo revelaram que ele tinha o perfil ENTJ (Extroversão + Intuição + Pensamento + Julgamento). Embora o profissional tivesse respondido cada pergunta com a maior honestidade possível, sentia que havia aspectos-chave da categorização ENTJ que não o representavam em seu íntimo.

Ele então se aproximou do moderador e compartilhou o sentimento de que as descobertas não o refletiam totalmente. E perguntou se tinha alguma ideia de por que esse perfil parecia errado, já que ele havia respondido a todas as perguntas com a maior honestidade possível.

E AINDA: 4 passos para lidar com um chefe que não apoia seu trabalho

O moderador tomou a palavra e disse ao profissional que, às vezes na vida e na carreira, as pessoas podem, inconscientemente, modificar estilos, comportamentos e até mesmo crenças, a fim de se encaixar na cultura dominante, e ser mais aceito, considerado “um dos membros da equipe”. Claro que isso é verdade e é possível observar sinais dessa “modificação” em toda a estrutura da sociedade e na vida empresarial, onde as pessoas sentem que precisam alterar quem são para se adequar.

Curiosamente, quase toda a equipe de liderança da empresa do executivo também tinha o perfil ENTJ e era muito possível que, inconscientemente, este profissional mudasse seu jeito para ajustar-se e ser como os demais.

Esta é uma longa história para explicar por que os profissionais, às vezes, sentem que o trabalho e a cultura são tão desafiadores emocional e psicologicamente.

A visão das pessoas quanto ao “significado” do trabalho também variam muito e podem interferir nesse sentimento. Elas, muitas vezes, interpretam erroneamente a ideia de “encontrar relevância” no trabalho, pensando que, a menos que tenham um enorme impacto direto nas outras pessoas, o ofício não faz sentido.

LEIA MAIS: Como identificar mentiras no ambiente de trabalho

Mas o significado e o propósito de um trabalho podem assumir muitas formas diferentes e não precisa ser sobre ajudar pessoas diretamente ou cara a cara.

Se você está se perguntando se sua função é significativa, acompanhe, na galeria de imagens a seguir, quatro maneiras rápidas de reconhecer como seu trabalho é relevante e traz propósito à sua vida: