Como a comunicação afeta a reputação da sua empresa

16 de outubro de 2018
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A reputação de uma empresa é construída com base nas percepções das pessoas

Muitas pessoas que não pertencem à área de comunicação ou relações públicas associam o papel do comunicador apenas ao ato de falar em público e/ou aos funcionários sobre assuntos que afetam a empresa. Mas a realidade é que o trabalho de um profissional de comunicação é tão importante quando ele se pronuncia quanto quando ele não se pronuncia.

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Decidir se deve falar ou não é o primeiro passo. Depois disso, é preciso escolher o que dizer – definir a mensagem da empresa e comunicá-la.

A propósito, quando digo “não falar”, não quero dizer que você deve lançar o tradicional “sem comentários” quando questionado sobre um tema sensível. Esse é um argumento inútil, que gera mais problemas. O que eu quero dizer é não falar – literalmente. Permanecer quieto ou escolher falar apenas sobre tópicos específicos.

A reputação de uma empresa é construída com base nas percepções das pessoas. Você pode influenciar ou moldar essa reputação criando ideias positivas sobre ela. Dizer a coisa certa no lugar certo, na hora certa, sempre ajuda. E, às vezes, não falar nada pode fazer uma grande diferença.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 7 cenários nos quais você pode pensar cuidadosamente se realmente deseja falar: