Como aceitar, refletir e aprender com o fracasso

2 de outubro de 2018
iStock

É importante lembrar que até o mais doloroso dos fracassos representa uma oportunidade para crescer

Dê uma boa olhada em qualquer vida de sucesso e você descobrirá rapidamente um legado de falhas. No entanto, é importante distinguir entre experiências fracassadas e falhas no sentido platônico da palavra.

LEIA MAIS: 5 ideias estranhas que irão torná-lo mais criativo

A falha experimental acontece quando você tenta algo, e isso não funciona da maneira que pretendida. Todos nós já experimentamos esse tipo de falha antes. Talvez você já tenha tido coragem de convidar alguém para sair e tenha sido rejeitado. Ou, talvez, tenha lançado um novo produto no mercado que foi ignorado pelos consumidores.

Independentemente da forma, esse tipo de falha experimental dói, mas tem um lado positivo. Essas experiências nos permitem aprender com nossos erros, encontrar novas soluções e crescer como indivíduos.

Já o verdadeiro fracasso, no sentido platônico da palavra, não é algo que nos acontece, e sim algo que escolhemos para nós mesmos e que ocorre quando permitimos que a dor de nossas falhas experimentais mude nossos corações e nossas mentes para pior.

Ao olhar para a minha vida até hoje, percebo que é uma história de falhas em série, pontuadas por momentos tranquilos de sucesso. Esta declaração não pretende ser desanimadora. Em vez disso, digo com orgulho que falhei muito porque tentei muitas coisas diferentes. Nunca deixei o medo me impedir de novas experiências.

VEJA TAMBÉM: 5 dicas para evitar a pavorosa ansiedade de domingo

Claro, alguns dos experimentos que fiz no passado deram errado, mas eu não deixei que esse fato me impedisse de seguir em frente.

Houve momentos dolorosos, no entanto, em que cheguei perto de desistir e até deixei que a dor mudasse minha visão de mundo. Mas toda vez que cheguei ao precipício de um fracasso real, descobri uma maneira de me recompor, graças a um processo de raciocínio que aprimorei nos últimos anos.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 3 lições sobre como aceitar, refletir e aprender com o fracasso: