É comum começar um trabalho não muito atraente, mas promissor, e esperar que as condições melhorem com o passar do tempo e que ele se torne mais recompensador. Porém, às vezes, a inexperiência pode deixar a posição pretendida mais distante, pelo menos até que os processos e habilidades necessários sejam entendidos, ou até causar alguma insegurança no empregador.
VEJA TAMBÉM: Como planejar sua semana de trabalho em 4 passos
Mesmo com todo o seu esforço e depois de alguma experiência no trabalho novo, você ainda pode ser vítima de alguns líderes que costumam monopolizar as decisões e apresentar certa resistência em confiar novas responsabilidades a profissionais com menos tempo no mercado de trabalho. Isso nada mais é do que insegurança.
Todo profissional tem o direito de decidir o que é mais importante para a sua carreira: rotina ou desafios. Se você é o tipo de profissional inquieto que busca crescer, mas está preso a uma função que impede sua ascensão e o limita a trabalhos mecânicos, talvez seja o momento de pesquisar novas posições disponíveis no mercado.
Condições de trabalho
Nos Estados Unidos, as leis trabalhistas não são exigentes. Os empregadores precisam apenas seguir as regras de salário, horas e segurança no ambiente profissional. Mas qualquer pessoa merece mais do que meramente ser atendida no âmbito da lei – e isso vale para qualquer país.
Independentemente do local onde você atua, é comum a existência de dois tipos de empregadores. Um deles é formado por empresas cuja filosofia é apenas oferecer um emprego. É pegar ou largar. E o outro é o modelo de companhia que se preocupa com o crescimento e bem-estar dos funcionários. Persiga oportunidades que valorizem os profissionais, qualquer que seja a sua área de atuação e o tamanho da organização.
E AINDA: 3 mitos que pais com trabalho remoto querem derrubar
Pode ser em qualquer segmento e negócio. As pequenas empresas não têm o monopólio da valorização dos talentos e as grandes não são, necessariamente, piores do que as menores.
Durante a entrevista, faça muitas perguntas e mantenha o bom senso em alerta máximo. Preste muita atenção à sua comunicação com os representantes do empregador (via e-mail, texto e chamadas de voz) durante o processo seletivo. Permanecer em estado de atenção pode fazer com que você consiga identificar quem merece seu potencial e talento.
Você já tem um emprego. Não precisa de qualquer outro trabalho para substituir o atual. Mas sim uma nova posição que o valorize como profissional. Esteja disposto a fechar as portas para oportunidades erradas – essa é a melhor maneira de trazer as pessoas certas.
Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 itens que todo funcionário merece, além de um bom salário:
-
GettyImages 1. Um ambiente de trabalho agradável, seguro e confortável, livre de perigos físicos – como mofo no sistema de ventilação ou outros riscos relacionados ao edifício – e de assédio, intimidação ou discriminação.
-
GettyImages 2. Um ambiente de confiança no qual os funcionários possam falar o que pensam sem medo de punição.
-
GettyImages 3. Um ambiente que estimule o trabalho em equipe, a colaboração e a inovação.
-
GettyImages 4. Reconhecimento pelo desempenho árduo e pela honestidade na comunicação sobre todos os assuntos – relacionados ao trabalho ou não.
-
Anúncio publicitário -
GettyImages 5. Liderança e supervisão competente e ética.
-
GettyImages 6. Tratamento justo, bom salário e políticas de gestão.
-
GettyImages 7. Espaço para crescimento pessoal e profissional.
-
GettyImages 8. Acesso a bons equipamentos, treinamento e comunicação eficaz.
-
GettyImages 9. Benefícios básicos como férias e direito a licença médica sem ameaças à estabilidade profissional.
-
GettyImages 10. Respeito pela vida fora do trabalho.
1. Um ambiente de trabalho agradável, seguro e confortável, livre de perigos físicos – como mofo no sistema de ventilação ou outros riscos relacionados ao edifício – e de assédio, intimidação ou discriminação.